Pergunta de celia vasconcelos de oliveira

Nome: celia vasconcelos de oliveira
Cidade: araraquara – AC
Pergunta: Olá Raul, boa noite

Tenho um terreno e gostaria de plantar gramas. No terreno tem algumas pedras britas, o solo algumas partes tem areia, algumas partes a terra é fofa e noutras não. Como devo proceder para fazer o plantio da grama esmeralda???????
Sei que tenho que tirar as britas, mas e a areia? tem que tirar também?

Posso fazer o plantio por partes?

Obrigada
Celia Vasconcelos



Resposta:

Olá Célia,

O modo correto de plantar é, antes de tudo, livrar o terreno de qualquer tipo de entulho (pedras, restos de tijolos e argamassa, etc.) devem-se eliminar também as ervas que, eventualmente vegetem na área, através de uma capina manual. A areia não representa problemas, já que a esmeralda prefere solos arenosos; contudo a proporção dela deve ser homogênea na área toda.

Com o solo limpo, descompactado e nivelado é interessante verificar o pH que, na sua região, é normalmente ácido;o ideal é que fique com um mínimo de 5,8 e um máximo de 6,8. Se ele mostrar um índice de 5, por exemplo, adicione ao solo 200 g de calcário dolomítico para cada metro quadrado, dessa maneira elevará o número para, aproximadamente, 6,4. Isto permitira uma melhor absorção de nutrientes. Acrescente 3 k de um bom condicionador de solos e 200g de Forth jardim gramados, por m², tomando o cuidado de que esses elementos fiquem incorporados ao solo, numa camada superficial de 3 cm.

Com o solo ligeiramente úmido, para facilitar a aderência das placas, faça o assentamento da grama, batendo suavemente nela, com um soquete de madeira. Não é necessário fazer qualquer tipo de cobertura, apenas use o mesmo condicionador de solos para corrigir as rejuntas.

O plantio pode ser feito em etapas, se preferir.

Nos primeiros 15 dias, o gramado deve ser irrigado diariamente, de forma copiosa, preferentemente no período da manhã.

Abraços,
 

Data da pergunta: 22/04/2010 22:42:53

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *