Pergunta de Carlos Longordo

Nome: Carlos Longordo
Cidade: Visconde do Rio Branco – AC
Pergunta: Olá.
Tenho 3 patas de elefante com cerca de 2,00m e elas estão com várias lesões nos caules causadas por fungos.
Já usei óleo de neem por cerca de 3 meses e não obtive resultado.
Que outro porduto devo usar?
Obrigado.



Resposta:

Oi Carlos,

As patas-de-elefante (Beaucarnea recurvata), pela sua descrição, foram infestadas por um fungo, conhecido como resinose. É um fungo que ataca essas nolinas e outras plantas jovens ou adultas. Caracteriza-se pelo escurecimento e intumescimento da casca, formando rachaduras verticais nos troncos, seguidos de intensa exsudação de goma. Abaixo da casca destas plantas semi-lenhosas, observa-se um escurecimento dos tecidos, o qual se prolonga até a parte interna.

Deve-se evitar ferimentos na planta, desinfetar tesouras, facão e qualquer outra ferramenta para não contaminar os outros.

Lhe aconselho fazer uma espécie de cirurgia de limpeza com um canivete ou faca bem afiada, retirando todo o tecido afetado e queimando-o em seguida, depois aplique pasta bordalesa ou um fungicida à base de cobre, nas rachaduras.

 

Seguramente as Beaucarneas carecem de alguns nutrientes como: enxofre, boro e cobre. Recomendo uma adubação, para cada uma das 3, feita com:

 

* 300 g de superfosfato simples
* 50 g de bórax
* 10 g de uréia, misturada com 1 litro de água e aplicada com regador no pé. Repetir 3 vezes com um intervalo de 30 dias.
* 50 g de sulfato de potássio

 

Isto vai resolver, suspenda o óleo de neem que, nesses casos não é indicado. Abraços,

Data da pergunta: 07/01/2011 13:36:39

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *