Pergunta de Carina

Nome: Carina
Cidade: porto alegre – AC
Pergunta: Tenho um ipê rosa bem grande no meu pátio, e sempre que coloco a grama, depois de um tempo ela morre. Pode ser por causa das folhas do ipê que caem? OU por causa da sombra dele? Eu tentei a grama sempre-verde e a bermudas e ambas morreram. Teria alguma grama que fosse resistente a sombra? Pq lá pega bastante sol pela manhã, no verão pega à tarde também, mas agora no inverno é só de manhã mesmo…E esse inverno anda muito úmido e frio também…Obrigada



Resposta:

Olá Carina,

 

Todas as gramas precisam de sol pleno. Elas pertencem à mesma família do arroz, do centeio, do milho, da cana de açúcar e de centenas de outras poaceas que não suportam áreas sombreadas.

A grama santo-agostinho (Stenotaphrum secundatum) tolera áreas semi-sombreadas, contudo em espaços escuros não apresenta densidade, ou seja, fica rala e desbotada.

 

Quando usada em locais muito sombreados a adubação balanceada é importante, por isso não descuide do Nitrogênio, encontrado no salitre do Chile, na farinha de sangue e na torta de mamona; outros micronutrientes vão possibilitar a formação de clorofila, que na falta de sol dificulta a formação, são eles: Manganês, Ferro, Zinco, Enxofre e Magnésio. São comercializados muitos fertilizantes específicos que podem suprir, em parte, a falta de sol.

 

Uma solução para manter esse espaço bonito é plantar forrações baixas que prefiram pouca luminosidade, como: grama-preta, maranta-barriga-de-sapo, etc.

 

Abraços,

Data da pergunta: 08/08/2011 11:57:41

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *