Pergunta de andreia

Nome: andreia
Cidade: manaus – AC
Pergunta: As arvores do quintal de casa – Mangueira (3 anos), goiabeira (10 anos), carambola (10 anos) e agora ate uma goiabeira de alguns meses aconteceu o mesmo problema porem não ao mesmo tempo, as arvores secam suas folhas e morrem, sempre da mesma maneira, ontem a goiabeira de alguns meses estava viçosa e hoje suas folhas e caule estão secando mesmo tendo regado constantemente. Estamos tristes em casa pois o calor de Manaus é causticante e gostamos muito de arvores mas nenhuma está vingando. As plantas rasteiras estão ótimas mas as arvores não vingam mais. O que pode ser????



Resposta:

Andreia,

Suas frutíferas, pelos sintomas indicados, sofrem de bacteriose, uma doença conhecida popularmente como seca dos ponteiros. Ela desenvolve em climas quentes e umidade ambiente alta, provocada por períodos chuvosos prolongados.
A disseminação dessa bactéria ocorre, frequentemente, pelas ferramentas de poda. Tesouras e serrotes devem ser desinfetados com hipoclorito de sódio 1%, solução de amônia quaternária, ou submergidas em álcool e em seguida passadas pelo fogo, a cada ramo cortado. No seu pomar, o principal veículo de dispersão são os respingos da água de chuva e os insetos que visitam as flores e os frutos infectados.

Infelizmente os tratamentos não dão os resultados esperados. Pode cortar e destruir os ramos atacados e pulverizar com produtos cúpricos.

Abraços,

Data da pergunta: 09/11/2012 20:16:48

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *