Pergunta de Ana Sirimarco

Nome: Ana Sirimarco
Cidade: Cabo Frio – AC
Pergunta: TENHO UM P?? DE ACEROLA PLANTADO HÁ 6 MESES QUE APRESENTA UMA ESP´CIE DE FUNGO NAS EXTREMIDADES, PARECE UMA GOSMA BRANCA QUE SE FIXA ENTRE AS FOLHAS EM CRESCIMENTO. GOSTARIA DE ORIENTA????O SOBRE COMO TRATAR.AGRADE??O E AGUARDO CONTATO,
ATENCIOSAMENTE
ANA MARIA



Resposta:

Olha só Ana Maria,

A descrição me leva a crer que sua acerola foi atacada pela cigarrinha-das-fruteiras. São insetos sugadores, com cerca de 10 mm de comprimento. As fêmeas põem os ovos nos ramos e nos cabinhos dos frutos, em grupos de mais ou menos 100 ovos, envoltos por uma substância acinzentada. Mais tarde sugam grande quantidade de seiva, formando colônias numerosas que atrasam o desenvolvimento da planta e provocam a queda dos frutos. É comum na aceroleira danificar os brotos, como está acontecendo no seu caso, formando uma espuma ou gosma de proteção das ninfas. Estes brotos secam pela intensa retirada da seiva.

O controle biológico é feito com Metarrhizium anisopliae, um fungo cinza que parasita as cigarrinhas envolvendo o inseto e mumificando-o. Veja: www.naturalrural.com.br. Inseticidas fosforados são também eficazes, porém contaminam o meio ambiente.

Abraços,

Data da pergunta: 08/03/2011 19:34:52

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *