Pergunta de Ana Paula Rosa

Nome: Ana Paula Rosa
Cidade: Araxa – AC
Pergunta: Tenho um quintal enorme e gostaria de ter um jardim. Ganho um salário mínimo. Como faço para fazer este jardim e quais as pantas que eu poderia usar que caberia dentro do meu orçamento?

Muito obrigado pela atenção.



Resposta:

Olá Ana Paula!

O mais importante é que você quer ter um jardim, a falta de dinheiro não deve ser um empecilho. Claro que, sendo a verba restrita, terá que se armar de paciência.

Em primeiro lugar cuide desse seu quintal alimentando o solo com adubos naturais (esterco, farinha de ossos, etc) Verifique o pH, se for abaixo de 5 vai precisar aplicar calcário, que irá corrigir a acidez.

Depois escolha árvores nativas de sua região. Aí, no Cerrado e, particularmente na Serra da Canastra, crescem espontaneamente: caviúnas, cedros, manduiranas, os ipês típicos de Cerrado, assim como os jatobás e os muricis. Há também uma trepadeira de flores douradas, o cipó-de-ouro (Peixotoa reticulata), as fantásticas Vellozias e as Alstroemerias, conhecidas popularmente como jacintos.

Muitas delas podem ser conseguidas através de sementes ou de pequenas mudas, que custam pouco nos viveiros de sua cidade, inclusive aí, em Araxá, há um viveiro municipal que pode facilitar bastante seus desejos.

Tomara que consiga um jardim cheio de cores e de prazeres!

Abraços,
Raul.
 

Data da pergunta: 14/10/2009 20:22:51

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *