Pergunta de Alessandro de Souza

Nome: Alessandro de Souza
Cidade: Leme – AC
Pergunta: Boa tarde! Me chamo Alessandro. Devo dizer que acabei de conhecer estes site.

A minha dúvida é a seguinte: adquiri numa floricultura, uma muda de helicônia (não sei especificar a espécie); no porte, é parecida com a rostratta, porém suas folhas são variegadas — verde-escuras com grandes manchas roxo-escuras. Está sem floração. Como a muda estava num vaso provisório de plástico (ou borracha) flexível, comprei um grande vaso de cimento e a transplantei, numa mistura de terra vermelha, esterco e um pouco de restos de madeira em decomposição.

O que me preocupa é o local: onde está, de manhã não toma sol, mas a luminosidade da tarde incide sobre ela. Posso deixá-la sob essa luminosidade
?? que costumo ler que quando as folhas de uma planta não são verdes, mas arroxeadas, púrpuras ou vermelhas, devem tomar bastante sol direto.?

Gostaria de ouvir sua opinião sobre isso.
Relato ainda que sou extremamente amador na jardinagem, o que não impede de procurar desenvolver um certo conhecimento sobre plantas, a fim de melhor cuidar delas.?

Obrigado pela oportunidade,
Alessandro



Resposta:

Então Alessandro.

Pela descrição pode se tratar da Heliconia metallica;o sol da tarde é suficiente, mantenha uma boa irrigação. É fato que plantas com folhas coloridas precisam de sol, entretanto as marantas, as peperômias e algumas dracenas e begônias não suportam sol direto, preferindo locais de meia sombra.  Sempre que começamos a desenvolver algo por primeira vez, o fazemos amadoristicamente, no caso das plantas a paixão, mais tarde, é garantida.

Abraços,
 

Data da pergunta: 28/10/2009 15:34:47

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *