Pergunta de Alessandra Santos de Oliveira

Nome: Alessandra Santos de Oliveira
Cidade: Recife – AC
Pergunta: Olá Raul salvador da pátria, ou melhor das plantas!
Estou com problemas com as minhas orquídeas, como já havia flado na pergunta anterior, não deu para tirar a foto de todas juntas então vou enviar as fotos e perguntas separadas. 4ª Essa está bonita brotando, más com pontinhos pretos. Já comprei florida, só que depois que as flores secam o caule parece que não dá mais flores, o que fazer com esse caule? Tenho um fertilizante 10-10-10 que aplicava a cada 15 dias, mas tem algum tempo que não coloco, devo voltar a aplicar? Será que existe um único remédio para todas as orquídeas que citei, tenho tantas plantas e cada uma precisa de um cuidado ou fertilizante diferente, dá muito trabalho!



Resposta:

Cara Alessandra,


Obrigado pelo carinho! As orquídeas formam a maior família do reino vegetal e como em toda família cada integrante tem uma peculiaridade, por isso não há um único remédio ou um único adubo que possa solucionar os problemas que, ocasionalmente, sofrem.
Aconselho que:
Elimine as folhas afetadas da 1ª e da 2ª foto, elas foram atacadas por fungos e devem ser pulverizadas com enxofre;
Use fertilizantes de forma moderada e apropriados, o 10-10-10 não é o mais indicado, o Biofert orquídeas é melhor;
Evite molhar as folhas e mantenha uma boa ventilação.
De resto há muito que falar sobre elas e não teríamos espaço suficiente neste veiculo. Talvez um curso de final de semana seria ideal para aprender melhor sobre elas.

Data da pergunta: 19/01/2013 18:50:47

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *