Pergunta de Afonso Celso Baptista

Nome: Afonso Celso Baptista
Cidade: Curitiba – AC
Pergunta: Prezado Raul
Estou tentando formar um gramado em minha casa de praia, que fica bem pertinho do mar. Quando a comprei, o terreno era um amontoado de pedras, raizes e mato, Excluí tudo e nivelei razoavelmente o terreno, quebranco uma capa de terra seca, colocando terra ´reta e misturando bem no rastelo. Não fiz análise da terra nem adubei, semeei grama esmeralda direitinho. Nasceu, mas não em todos os lugares e não enraíza. Cresce e fica espetada. quando desce, forma uma extensão de ramo de até 60 cm, com raízes e tudo, MAS N??O ENRAIZA, SALVO EM POUQUISSIMOS LOCAIS. Podo quando está muito grande e rego constantemente. Quebro a capa superior do terreno, que endurece rápidamente, no rastelo e misturo terra preta preparada, às vezes turfa, NPK 10.10.10 e 4.14.8, mas pouco adianta, O gramado não fecha, não enraíza. A grama cresce mais verde e vistosa, os tufos encorpam, mas fica espetado. Pode me ajudar? Fico muito grato. Estou com uma amostra do terreno para fazer análise do solo.



Resposta:

Olá Afonso,

Vamos ver se consigo ajudá-lo. Não há duvidas de que uma análise de solo ajudaria mostrando as deficiências. Não adicione mais terra. Faça o seguinte:

1. Corte com tesourão ou maquina regulada alta. Tanto um como outros cuidadosamente limpos;
2. Aplique substrato para gramados (1 saco rende 15 m²) misturado com areia de rio. Remova o terreno para incorporar-lo melhor, sem afetar a grama existente;
3. Junto a essa mistura adicione: 700 g de esterco de galinha, 50 g de calcário dolomitico e 30 g de Dimygrass;
4. 15 dias depois regue com 8 g de uréia diluída em 5 litros de água, para cada metro quadrado.

Com um pouco de paciência seu gramado vai melhorar!

Abraços,

Data da pergunta: 22/02/2012 22:34:11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *