Pergunta de Adriana Gonçalves de Miranda

Nome: Adriana Gonçalves de Miranda
Cidade: Divinópolis – AC
Pergunta: Oi Raul, boa jardim!
Estou com uma palmeira raphis em minha sala e ela está morrendo, já tive várias neste mesmo lugar e com pouco tempo elas acabam ficando feias e morrem. Esta que estou citando é nova e eu a molho em média de 2 a 3 vezes por semana com apenas um copo de água de cada vez, o local que ela se encontra tem pouca ventilação durante o dia pois a casa está fechada neste horário e não pega sol em nenhum momento. Ela está ficando tombada com as folhas caidas e começando a secar as pontas. O que devo fazer, já que esta não é a primeira que cultivo neste local?



Resposta:

Olá Adriana,

A palmeira-ráfis (Rhapis excelsa) é nativa do Sul da China, na província de Yunnan. Lá, especialmente nos vales profundos entre os rios Yangtsé, Mekong e Salween, as temperaturas são altas, mesmo no inverno não caem abaixo dos 12° e no verão alcançam 35°. Até ai o clima é similar ao nosso, a diferença está na umidade ambiente que é muito alta e nas chuvas que são constantes.

Por este motivo deve ser pulverizado, diariamente, com água mineral ou, pelo menos, filtrada. Uma vez por semana aplique adubo foliar da Peters 24-8-16, bem diluído em água e diminua as regas para meio copo de água duas vezes por semana; o solo não deve ficar encharcado. Anualmente misture à terra do vaso um punhado de torta de mamona.

Data da pergunta: 22/01/2012 15:59:44

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *