Parece que o pé de mexerica esta morrendo. Será que ele ainda tem salvação?

Nome: Claudia

Pergunta: Boa tarde! Tenho um pé de mexerica na minha casa que sempre deu muitos frutos, mas depois de uma obra precisou ser feita uma poda nele e após este fato começou a cair as folhas e secar outras. Contratei um jardineiro e foi colocado calcário na terra. Ele melhorou, começou a sair novas folhas e galhos, mas agora começaram a secar novamente. Parece que o pé de mexerica esta morrendo. Será que ele ainda tem salvação?

Resposta: Olá, tudo bem? Verifique se não ficou algum tipo de resíduo (cimento, tinta, materiais químicos) próximo a sua planta, também verifique se a sua obra não está fazendo com que falte ou tenha mais água que anteriormente a obra. É aconselhável podar todos os galhos que estão secos e com folhas amareladas. Realize regas moderadas (somente quando o solo estiver seco). Uma adubação com terra rica em mateira orgânica é indicada.

Espero ter ajudado. Fágner Henrique Heldt – Biólogo.

Um comentário
  1. Meu pé de tangerina tá secando por inteiro ….folhas e galho ..o que devo fazer ?

    1. Olá, Gleice. Pode ser falta de água ou algum erro no manejo. As frutíferas como tangerineiras, limoeiros e laranjeiras precisam de muita água e terra fértil. Além disso, devem estar plantadas em um ambiente que pegue sol todos os dias, por pelo menos 5 horas por dia. Verifique se há sinal de alguma doença ou inseto, isto pode estar enfraquecendo a planta.
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  2. As pontas dos galhos da minha poncan estão secando, o que poderia ser. Ela está plantada em vaso.

    1. Olá, Dirlei. Pode ser que o vaso esteja pequeno ou ela pode estar precisando de mais água. Geralmente as frutíferas como tangerina e citrus em geral bebem muita água, devendo pegar sol todos os dias. Lembre de adubar regularmente, para que ela fique saudável e produtiva. Pode podar os galhos mais secos, garantindo que a planta receba sol na maioria dos galhos.
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  3. Prezado AMigo,

    Também tenho pé de mexerica no meu apartamento, plantado em vaso. Ela caiu todas as folhas, está com aspecto de morta, mas quanto eu “quebro” um galho, está bem verde por dentro. Aqui no meu apto pega sol 6 meses no ano.. E já tem quase esse tempo QUE NÃO PEGA sol, devendo voltar a ter sol agora em setembro até março… Será que ela ficou assim por conta da falta de sol? TEnho uma laranja pokan comprada no mesmo dia e colocada no mesmo local, e está perfeita, bem verde, com folhas e começando a ter muitos brotos… O que devo fazer? Obrigado!!

    1. Olá, Heleno. As árvores frutíferas devem receber sol direto nas folhas durante todo o ano, por pelo menos 6 horas diariamente. Você pode tentar salvar sua planta trocando de lugar ou transplantando-a para um local aberto, que pegue mais sol. Geralmente algumas espécies são mais rústicas como os limoeiros e laranjeiras e demoram mais para mostrar o declínio.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  4. Bom dia.

    Amigo, meu pé de tangerina tem mais de 5 anos, e está morrendo.

    Historicamente, em nosso sítio, onde minha família mora a mais de 40 anos, todos nossos pés de tangerina morre, chegam no máximo 5 a 7 anos de vida, secam totalmente, começam amarelar as folhas , mesmo com frutos, morrem em seguida.
    Já verificamos, em uma árvore morta, os galos, raízes, se, porventura, haviam brocas ou algum sinal de insetos, mais não contatamos nada.

    Já colocamos elas em vários ambientes, ensolarado, meia sombra, sombreado, já usamos bem adubados, regados, mais de todos os jeitos elas não passam desses períodos de vida

    Minha pergunta.

    As tangerinas realmente tem esse ciclo de vida ou é algum mal que dar nelas???

    Obrigado, aguardo sua resposta

    1. Olá, Samuel. As plantas cítricas (limão, tangerina, laranja, lima, entre outras) são acometidas por doenças que matam a planta. Pode ser doença no solo ou nas folhas, como viroses ou outras. Para identificar o que é, você pode submeter galhos das plantas a laboratórios de fitossanidade em universidades de agronomia ou particulares. Quanto às causas da doença: ou a muda já vem doente ou contrai a doença através de insetos ou da poda, espalhando a doença entre uma planta e outra.
      Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma.

  5. Olá!
    Estou triste. Tenho um pé de mexerica há anos. Ele começou a ressecar e a ” descascar” totalmente. Todo o tronco e ganhos mais grossos. Achei que era mudança da casca. Mais percebi que todos os ganhos estão totalmente secos, todas as folhas caíram e essa descamação aconteceu em toda a árvore. Acho que morreu ou está morrendo. O que posso fazer para salvá-lo? Ainda dá tempo? Ele está em um lugar ensolarado, mas confesso que não o adubo há muito tempo.

    1. Olá, Leidiane.
      Pode ser que a planta tenha sido infectada por uma doença que leva a estes sintomas. Você pode regenerar sua planta, realizando uma poda drástica, com serrote ou motosserra na altura da sua cintura, aproximadamente, com um corte único e levemente na diagonal, para não deixar água retida no local de corte do ramo. Em cerca de 3 meses a planta irá rebrotar e você estará colhendo frutos dentro de 2 ou 3 anos, com os novos galhos sadios e vigorosos. Para isto, lembre de adubar a cada 3 meses, colocando adubo ao redor da planta, mas não tão próximo do caule. Regue abundantemente a cada 2 dias.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  6. tenho um pé de mexerica que plantei já tem um ano aproximadamente ele caiu todas as folhas mais os galho não morreu deu até flores mas tá sem folha o que fazer

    1. Olá! As frutíferas cítricas como mexerica, limão, laranja e demais, são perenifólias, ou seja, não costumam perder as folhas. Neste caso pode ter acontecido algo de errado na condução da planta. Adubo em excesso, plantio em local alagado, falta de água, ataque de formiga cortadeira e falta de sol no local são os principais motivos que levam a planta a perder as folhas. Você pode revisar como está a terra da planta, realizar uma adubação leve e regar com boa regularidade para estimular o rebrote da planta. Há também a possibilidade de uma doença como virose que leva à morte da planta. Se você quiser, nos mande uma foto para identificarmos o que houve.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  7. Boa tarde. Preciso de ajuda, tenho um pé de mexerica, assim que compramos o terreno onde ele está plantado o mesmo estava carregado de frutos, após a produção, as folhas foram ficando amarelas caíram todas e praticamente todos os galhos estão secando, até parece que foi envenenado. Ele está plantado em um local bem ensolarado e regamos ele de 2 em 2 dias. O que devo fazer neste caso?

    1. Olá, Daiana. A planta pode ter sofrido com o transplante ou com alguma questão de salinidade do solo. Há também a possibilidade de uma infecção por virose, onde a planta apresenta estes mesmos sintomas e seca “do nada”. Você pode regar todos os dias, mas evitar os horários de sol forte e cuidar para não deixar o solo encharcado. Faça a poda dos ramos mais afetados. Ela deve rebrotar. Faça adubação regular, seguindo as recomendações do rótulo do adubo você escolher.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  8. Ola, tenho um pé de bergamota no meu patio e no patio do vizinho, no do vizinho foi colocado(suspeitamos) oleo queimado ou algo do tipo para matar o pé, e ele comecou a secar e em seguida vindo a morrer. E o pe de bergamota que esta no meu patio tmbm esta morrendo (ja esta seco), minha pergunta, a morte de um pode ter caisado a morte do outro? Ps, ambos os pés de bergamota sempre deram muitos frutos, mas de uns 2/3anos pra cá vieram a morrer!

    1. Olá, Guilherme. Geralmente quando uma planta frutífera produz muitos frutos em um ano, ela tende a diminuir seu vigor e também sua produção no ano seguinte, pelo efeito de alternância de produção. Neste caso de morte da outra planta, o único produto aplicado que pode ter causado a morte de ambas seria um herbicida, mesmo que aplicado localmente na planta do vizinho, pela deriva, poderia ter atingido a sua planta, causando os mesmos sintomas, ou, dependendo da proximidade entre elas, o produto pode ser sido deslocado pela terra, e aí, pode ter afetado a sua planta. Mas os cítros quando morrem assim, com as plantas apresentando aparência seca em pouco tempo, pode ter sido pela ação de insetos que transmitem viroses. Se você quer salvar sua planta, faça uma poda, para estimular novos brotos, regue a terra a cada dois dias, sem encharcar o solo e faça adubações a cada 30 dias.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  9. TENHO UMA CHACARA QUE TENHO VARIOS TIPO DE FRUTAS, MEXERICA, LARANJA, PESSEGO, PEIRA, MAÇÃ, MANGA, JACA, CAQUI, JABOTICABA ETC, QUAL TIPO DE FUGICIDA POSSO USAR PARA TODAS PLANTAS.
    OBRIGADO

    1. Olá, Geraldo. Para cada fungo, existem os melhores grupos químicos de fungicidas, pois suas moléculas são desenvolvidas com ensaios e testes, mostrando que não são de ampla ação, e sim, específicos. Portanto, para cada fungo, poderia ser aplicado um grupo de fungicidas diferentes. Porém, a poda é uma excelente técnica de manejo na condução de um pomar saudável. Além de adubar o solo regularmente, mantendo as plantas literalmente mais fortes e produtivas, você pode realizar a poda com duas finalidades básicas: a poda de limpeza (retirando os ramos mal posicionados, doentes e que estejam deixando a planta muito compacta, sem circulação de ar na copa) e a poda de produção (que no caso das frutíferas de clima frio é feita no inverno e no caso das frutíferas que não perdem as folhas, é feito após a colheita ou no outono/inverno).
      Para tratar os fungos e aplicar fungicidas, você deve consultar um Agrônomo da sua região pois os fungicidas são vendidos sob laudos técnicos e seu uso deve ser feito conforme as recomendações após vistoria nas plantas para correta identificação dos patógenos.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  10. Meu pé de mexerica deu broca, cuidamos e a broca morreu, porém o meu pé de .mexerica não ficou bonito mais, não deu frutos, está com pouca folha, está feio a mais de ano nesta situação, não morreu mais não se recupera não dá frutos. O que pode esta acontecendo, o que devo fazer?

    1. Olá, Sandra. Pode ser que ela tenha sofrido um grande dano nos tecidos internos e por isso está tão debilitada. Você pode realizar uma poda drástica, de rejuvenescimento. No Pró-JArdim temos uma aula sobre esta poda, para saber mais você pode acessar o link: https://projardimstihl.eadbox.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *