Para um gramado bonito, faça a manutenção do cortador de grama

Para se ter um belo gramado, são necessários alguns cuidados com o cortador de grama. Um aparelho com manutenção regular tem um tempo de uso maior e livra você de transtornos na hora do corte. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar:

– Evite aparar a grama em dias de chuva: isso pode trazer problemas para a ceifadora e também para o próprio gramado. Antes de iniciar o corte, retire pedras e outros objetos do local.

– Para que a máquina possa efetuar o corte sem esforço, ela deverá estar regulada, evitando assim um desgaste das lâminas e a sobrecarga do motor. O equipamento deve estar lubrificado. *

– Quando o corte é malfeito, os tecidos das gramíneas são danificados e a ponta das folhas fica amarronzada. Por isso, é importante que o cortador de grama tenha suas lâminas bem afiadas, para que as folhas não sejam "mastigadas" ou até arrancadas.

– Depois de utilizar o aparelho, limpe as lâminas, retirando a terra, as folhas e outros resíduos com um pano umedecido com desinfetante. Em seguida, esfregue-as com óleo lubrificante. *

– Guarde o seu cortador em um ambiente coberto e seco — de preferência em cima de paletes.

Essas dicas são fundamentais para manter o seu gramado bonito e também para que você poupe esforço no momento do corte.

*Cuidados específicos para manutenção de carrinhos cortadores de grama. Não se aplicam a roçadeiras.

 

Autor: Raul Cânovas

Fonte: Livro "Um Jardim Para Sempre – Manual Prático Para Manutenção de Jardins", de Raul Cânovas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *