Palmeiras no paisagismo

As palmeiras constituem um grupo de plantas lenhosas ou herbáceas da monocotiledôneas da família Arecaceae (Palmae) da ordem das arecales. Constituem um grupo natural de plantas com aspecto muito característico que permitem à maioria das pessoas as reconhecerem sem grandes dificuldades.

Elas são de grande utilidade na criação de ambientes de aspecto tropical. Para grandes áreas externas é livre a composição entre as espécies, e pode-se tirar proveito de contrastes dos fatores ornamentais que cada uma possui, como extensa gradação na altura, porte e textura; troncos colunares lisos e troncos bojudos, revestidos de fibra; folhas em leque, planas, armadas, pinadas, crespas, arqueadas ou rijas com inúmeros tons de verde, cinza azulado ou amarelo-alaranjado.

Para áreas reduzidas, a escolha das espécies deve ser observada. A visita a uma coleção rica em espécies permite o estudo, observação e sugestões para o jardim doméstico, ajustando o número e o porte das espécies com a área disponível. Palmeiras avantajadas com folhas grandes e pesadas, que ponham em risco telhados, veículos, fios e luminárias não devem ser colocadas em espaços limitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *