Palmeira com rachaduras. O que pode ser?

Nome: Weber Faustino
Pergunta: Bom dia. Tenho 4 palmeiras imperial de 3 metros. Estão aparecendo umas rachaduras na vertical. O que pode ser? OBS: estavam em tambores não sei há quanto tempo, plantamos na terra faz 2 meses e agora começou a rachar no pé do tronco.

Resposta:

Olá!
Podem ser vários fatores que contribuem para o aparecimento de rachaduras, desde estresse hídrico (falta ou excesso de água), falta de nutrientes (adubação), o próprio transplante, realizado em cova não dimensionada de maneira correta. Ao fazer a cova é importante realizar a mesma com tamanho três vezes maior que o torrão a ser plantado, colocar adubo rico em matéria orgânica e por vezes esterco curtido uns 15 dias antes do transplante. Observar se o solo onde será replantado ou plantado possui boa drenagem, se o mesmo não acumula água.
No seu casso específico, realize uma adubação rica em matéria orgânica, colocando por cima onde a mesma foi plantada. Lembrando que essa palmeira prefere clima mais quente, suporta bem ventos (sugiro que proteja um pouco dos ventos caso esteja em local onde pegue muito vento, pelo menos para ela se adaptar nos primeiros seis meses). Outra possibilidade é que os exemplares não estão se adaptando ao local de plantio, ou que estejam com alguma patologia.
Boa sorte e espero ter ajudado.
Fágner Henrique Heldt – Biólogo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *