Os benefícios do café... na jardinagem!

Além de delicioso e energético, o café também pode ser usado na jardinagem. Ou seja, além de benéfico para quem bebe, ele também pode ser benéfico para as plantas, sendo um ótimo aliado para o crescimento saudável do seu jardim. Não, você não irá regar as verdinhas com café, mas sim utilizar a borra, que antes ia direto para a lata do lixo. Ela oferece inúmeros nutrientes importantes para a terra e, misturada com a água, serve de fertilizante, protegendo suas plantas das larvas e atraindo minhocas.

Como usar a borra de café? A borra, se não for misturada aos demais adubos orgânicos, atuará de maneira negativa e não fertilizará a terra, retirando da mesma o nitrogênio para se decompor, inclusive gerando inúmeros fungos. Aprenda maneiras de usá-la e aproveitá-la ao máximo.
* Como fertilizante: o melhor é usá-la com outros fertilizantes naturais, bem triturados, como casca de frutas e legumes, restos de grama cortada e casca de ovos. Depois de secos ao sol, deixe por mais ou menos 60 dias para que ocorra a fermentação, mexendo de vez em quando a mistura até que se torne uma massa homogênea, que então já poderá ser usada como adubo. Outra maneira de se fazer a adubação é misturar dez partes de terra para uma parte de borra de café.

Caso não queira realizar o processo de compostagem, é possível misturar uma parte de borra para 10 partes de terra. Mas evite guardar a borra de café. O ideal é já encaminhá-la para a compostagem ou para a mistura na terra, porque ela pode mofar muito rapidamente.
* Na limpeza das plantas: a borra de café ainda pode ser usada na limpeza das folhas das plantas que passam grande parte do tempo dentro de casa, dissolvendo uma parte da mesma em até cinco partes d’água. Para limpar, basta molhar um chumaço de algodão ou um pano na mistura e passar nas folhas da planta. Isso deixa as folhas limpas e brilhantes.
Na alteração ou mudança do solo: se você estiver programando para aumentar ou construir um canteiro em sua casa ou ainda em arrumar determinada parte de seu jardim, a borra de café se torna uma grande aliada. A terra e o solo devem ser bem misturados numa proporção que seja mais ou menos de 50/50. Depois de fazer essa mistura, aguarde aproximadamente 60 dias para que possa ser feito o plantio de alguma muda ou de alguma semente, assim, a chance de sucesso do plantio se tornará quase que total.
Você já usa café para deixar suas plantas mais bonitas? Nos conte nos comentários!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *