Ornamentando um jardim extenso com Flamboyant

Hoje separamos uma dica para quem possui um sítio ou um jardim bastante espaçoso: é possível embelezar este espaço com uma das árvores mais exuberantes do mundo, o flamboyant (delonix regia). A planta é originária de Madagascar, na África, e se desenvolve bem em regiões de clima quente. Em um breve passeio pelas ruas de algumas cidades do sul do Brasil é possível encontrar diversos exemplares de flamboyant.

O Flamboyant é uma árvore de origem Africana, considerada uma das mais belas do mundo
Crédito: Aender m.f

Confira algumas dicas para cultivar o Flamboyant:

– as raízes do flamboyant são bastante agressivas, por isso, evite plantá-la perto de calçadas, ruas, paredes ou tubulações de água e esgoto. Seu local ideal é em áreas mais extensas, como parques, praças, jardins com mais espaço ou sítios. Também é indicada para o litoral, pois é uma planta tolerante a salinidade do solo.
– O crescimento do flamboyant é bastante rápido, podendo chegar a 1,5 metros de altura por ano em regiões de clima quente. Em locais com estações bem marcadas, a planta costuma perder todas as folhas. Onde há muita humidade ou pouca diferença entre o inverno e o verão, ela perde as folhas regularmente, mas não por completo.
– O flamboyant deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, com irrigações periódicas, principalmente no primeiro ano.
– A planta multiplica-se por estacas semi-lenhosas ou por sementes. As sementes, por sua vez, apresentam leve dormência, que pode ser quebrada com a imersão em água quente (80 graus centígrados) por 5 a 10 minutos. A germinação costuma ocorrer cerca de duas semanas após o plantio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *