Ochna Serrulata

Ochna Serrulata

Nos Estados Unidos é chamada popularmente de Mickey Mouse, por causa da cor vermelho vivo das sépalas florais que contrastam com os frutos pretos, lembrando o personagem de Walt Disney. Essas flores atraem borboletas e abelhas e os frutinhos são disputados pelos pássaros, que colaboram disseminando as mudinhas. Inicialmente seu crescimento é lento, mas acelera mais tarde, especialmente se as regas forem generosas. Apesar de suportar a sombra, onde alcança uma altura maior, é no sol que floresce com intensidade e as folhas com bordas serrilhadas brilham mais, destacando, na primavera, a brotação de tonalidade rosa-bronze.

Na costa Leste do sul da África, surge espontaneamente a partir do nível do mar até altitudes de quase 1 800 m. Há séculos os zulus, uma nação de antigos guerreiros que habitam o Sul do continente africano, usam as raízes da ócna para o tratamento de problemas ósseos, especialmente de crianças.

No paisagismo deve ser considerada como uma massa intermediaria entre os arbustos e as árvores, já que seu tamanho final é grande se a contemplamos como arbusto.

Confira a ficha completa na Biblioteca de Espécies.

Autor: Raul Cânovas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *