O saboroso Feijão Xaxá e os seus segredos de cultivo

O saboroso Feijão Xaxá e os seus segredos de cultivo
Verdinho, longo e com textura diferenciada, o feijão xaxá é o legume que está entrando na rotina alimentar dos brasileiros por ter toque crocante e excelente sabor. Com fácil cultivo, este item pode ser semeado em sua horta, desde que alguns cuidados sejam mantidos para o seu desenvolvimento saudável. Confira quais são eles.

Aprenda como plantar: coloque as sementes do feijão xaxá em um buraco de até quatro centímetros no solo. Cubra com uma quantidade generosa de terra. Ao finalizar este procedimento, regue com uma pequena porção de água – apenas para manter o ambiente úmido e pronto para o melhor desenvolvimento da vagem. Você pode plantar as suas sementes de feijão em sua horta ou vaso. Antes disso, é importante verificar se o espaço será adequado para o seu desenvolvimento. Para garantir que o seu crescimento rápido não cause quebras no caule, alguns produtores apostam em galhos ou varetas para assegurar o suporte. Lembre-se desse detalhe!
O solo: o espaço no qual você irá comportar as sementes do feijão xaxá deve ser drenado, fértil e muito bem adubado. Escolha ambiente iluminado e com luz solar direta por alguns momentos do dia. Este mesmo solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Se necessário, regue diariamente.

Temperatura ideal: a muda de feijão xaxá pode aguentar diferentes temperaturas, mas se adapta melhor com o clima entre 20°C e 25°C.

A colheita: o momento de remover as vagens chega após aproximadamente 90 dias de sua semeadura. Vale ficar de olho na condição dos frutos. Assim que apresentarem um bom tamanho, estiverem firmes e com as sementes ainda em processo de crescimento, você pode remover com delicadeza cada uma delas.

Dica importante: não ingira a vagem ou o feijão cru. Este alimento em sua versão in natura contém uma substância tóxica. O cozimento é sempre indicado para o seu consumo.

As sementes de feijão xaxá podem ser encontradas em lojas especializadas na comercialização de mudas ou agropecuárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *