Morango: uma fruta sensual em sua horta

 

A maçã atravessou séculos de historia como a fruta do pecado, mas é com o afrodisíaco morango que Paulina Bonaparte seduzia seus amantes.

Realmente a irmã caçula de Napoleão Bonaparte torna-se mais famosa por suas aventuras extraconjugais, que por ser filha dos mesmos pais que o talentoso Imperador da França. Uma de suas armas secretas (tinha muitas) era um drink de morangos maduros com champagne. A receita original era feita com uma garrafa de Bollinger demi-sec e com fraises sauvages (morangos silvestres) colhidos nos Alpes franceses.

Claro que, nos pobres mortais, podemos democratizar a receita e nem por isso ser menos chiques que a Paulina da historia. Aí vai ela:

INGREDIENTES

1 garrafa de champanhe demi-sec
½ kg de morangos pequenos e maduros
Açúcar a gosto

MODO DE PREPARAR

1º bata os morangos no liquidificador, com duas colheres de açúcar
2º passe na peneira media
3º junte um copo de champanhe e agite bem
4º leve à geladeira por uma hora
5º junte ao resto do champanhe, que deve estar com uma temperatura de 4° a 6°, e sirva em taças flute.
 

COMO CULTIVÁ-LOS EM CASA

Se quiser ser mais chique ainda, cultive os morangos em casa. As plantinhas crescem bem nas regiões serranas, especialmente do Sul e Sudeste, a pleno sol, em canteiros revolvidos ate uma profundidade de 25 cm e enriquecidos com 3 kg de esterco curtido, 1 kg de húmus de minhocas e 100 g de superfosfato simples, por m². O espaçamento, entre as mudas, deve ser de 30 cm e em ziguezague; uma cobertura de 3 a 4 cm com casca de arroz, por cima do solo, é eficaz no controle de algumas pragas alem de impedir que os frutos encostem-se a terra. Semanalmente uma adubação foliar com Super Magro, da Natural Rural, vai ajudar bastante a produção dos morangos.

É sempre preferível comprar as mudas já produzindo, de cultivadores especializados, evitando dessa forma plantas contaminadas, ou sementes de procedência duvidosa.

Autor: Raul Cânovas
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *