Minha Peperomia scandens está apodrecendo. O que faço?

Minha Peperomia scandens está apodrecendo. O que faço?

Nome: Flavia

Pergunta:
Tenho uma Peperomia scandens cuia e estou muito preocupada com ela, pois ela está apodrecendo, não sei por qual motivo, pois estava regando 1x por semana 400 ml de água, fica no meu quarto perto da janela que tem claridade (não bate sol). Começou com as folhinhas caindo e depois os caules perto da raiz começaram a ficar escuros e caírem.
Estou muito chateada, gosta tanto dela. Por favor, me ajudem, pois não sei o que faço.

Resposta:
Olá, Flavia. Este é um sintoma muito comum quando há falta luminosidade e excesso de regas. Você pode diminuir a quantidade de rega pela metade ou, ao invés de regar uma vez por semana, esperar a terra secar para regar novamente, em menores quantidades. É importante adubar a terra para que a sua planta tenha força para se recuperar e rebrotar mais saudável. Se puder, coloque ela em um local onde pegue um pouco mais de claridade ou até umas horas de sol fraco.

Esperamos ter ajudado!

Um abraço,
Equipe Jardim das Ideias

*colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Um comentário
  1. Bom dia!
    Minha planta Peperômia scandens está mucha e os caules estão ficando escuro elas estavam bem grandes e cheias agora está bem poucas não sei mais que fazer, me ajude a recuperar lá

    1. Olá, Marianna! Ela provavelmente está recebendo menos luz do que deveria. Você pode colocar o vaso onde ela receba pelo menos uma ou duas horas de sol fraco, todos os dias. Cuide para regar, sem encharcar o substrato.

  2. Olá, tudo bem?
    Tenho uma peperômia melancia, ela estava com as pontas das folhas pretas, me falaram para aumentar a rega, agora toda as folhas estão caindo, e não esta crescendo mais. O que devo fazer para recuperar essa plantinha? Ela fica dentro de casa, perto de uma janela, não tem sol direto nela.

    1. Olá, Fernanda! Quando as folhas ficam pretas é sinal de rega em excesso e/ou falta de luminosidade. Faça uma poda, diminuindo os ramos, e incentivando a planta a rebrotar e se recuperar. Cuide para não deixar a terra encharcada, mas dê água todos os dias, em pouca quantidade. Se possível, coloque o vaso onde pegue mais sol.

  3. A minha está Linda!!
    Aliás as minhas pois tenho várias peperômia.
    Mas é sempre bom , Prender mais um pouco. 😘😘😘👏👏👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *