Meu bambu está soltando um líquido estranho. O que será?

Nome: Amanda
Cidade: Bragança Paulista – SP
Pergunta: Boa tarde. Tenho um bambu mosso na minha casa. Mas ele esta soltando um liquido que parece uma cola, nos galhos também possui alguns algodaozinhos e uns fios brancos. O que seria ?

 Resposta: Olá! Tudo bem? Agradecemos seu contato.

Sobre sua questão, pode ser pulgão, cochonilha ou até mesmo fungos. É importante frisar que o bambu-mossô (Phyllostachys pubescens) necessita de iluminação e substrato bem drenável. Verifique se não está acumulando água nas raízes (caso constate acumulo de água, melhore a drenagem), coloque o mesmo em local iluminado (preferencial sol pleno), perto de janelas ou varandas. Podas dos galhos mais afetados e pulverização de neem e regas somente quando o substrato estiver seco podem ajudar.

Espero ter ajudado! Abraços –  Fágner Henrique Heldt – Biólogo.

Um comentário
  1. O meu Bambu Mossô está com o mesmo problema e só vem aumentando. Parece um visgo transparente uma cola. A impressão é que as folhas estão molhadas. Ele está plantado em vaso com uma terra bem adubada e sol pleno. O que devo fazer?

    1. Olá, Alex. Estes sinais podem ser uma resposta da planta a alguma infecção de virose ou outra doença que causa esta irritação nos tecidos. Também pode ter acontecido uma fitotoxicidade, quando a planta e exposta a algum produto químico como herbicida, fungicida, inseticida ou mesmo adubo, em excesso. Vale seguir monitorando.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *