Lavandas

As lavandas – popularmente conhecidas como alfazemas – são plantas do gênero Lavandula da família Lamiaceae. É uma planta extremamente simples e de florada abundante, que pode ser plantada durante o ano inteiro. Ela não gosta de terra encharcada e se desenvolve melhor na terra aerada. Se adaptada muito bem regiões de clima temperado, como o Sudeste.

A planta se adapta bem em solo e em vasos – neste caso dê preferência aos de barro ou cimento. O ideal é colocar cascas de pinos ou outros substratos que mantenham a planta úmida nos vasos. A planta gosta de sol, pelo menos de 3 a 4 horas por dia. Não é aconselhável colocar pedras ao redor da planta, no caso de jardins, pois o calor pode queimar a lavanda, o ideal é usar argila ou casa de pinos.

A poda deve ser feira a partir de três dedos acima da bifurcação de cada talo, o que fortalece a planta. O outono é a melhor época para a realização da poda.

A Lavanda pode ser utilizada como um aromatizador natural de ambientes. Coloque em uma garrafa de álcool um punhado de flores e deixa descansar por 20 dias. Após este período o líquido pode ser usado como desinfetante natural e perfumado.

Além do perfume a Lavanda pode ser utilizada como fonte medicinal analgésica, sedativa, anti-inflamatória, antisséptica, relaxante e calmante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *