Lágrima-de-cristo seca e feia, o que fazer?

Nome: Viviane

Pergunta:
Olá, tenho uma Lágrima-de-cristo há 18 meses, como ela desenvolveu, coloquei um suporte para ela se apoiar no crescimento, mas para isso tive que mexer um pouco no local onde plantei, e após ela começou a secar bastante e ficou muito feia e seca… Será que ela volta a florescer e vir novas folhas?

Resposta:
Olá! A lágrima-de-cristo é uma planta super rústica, se adapta muito bem a essas mudanças e a podas. Ela pode rebrotar e recuperar o vigor, basta seguir cuidando dela, oferecendo água, terra com nutrientes e a luz ideal, que é sol fraco. Esperamos ter ajudado.

Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma.

Um comentário
  1. Boa tarde td bem! Sou de Limeira SP. Ganhei um vaso de lágrimas de cristo ,mas estava toda seca só um galinho verde com flores .Então resolvi mudar de vaso na hora da troca tinha muitas raízes,então acabei cortando pois eram muito grandes e por fim acabou murchando reguei bastante e coloque na sombra será que vai viver ou morrer……Obrigada!

    1. Olá, Maria! Estes sintomas indicam que a planta passou por vários estresses e pode precisar de atenção e cuidado na recuperação. Evite novas mudanças na forma de regar e adubar, mas lembre de observar como ela irá reagir. A sombra, se for excessiva, poderá dificultar a recuperação dela. Garanta que ela receba pelo menos claridade ou sol fraco.

  2. Ganhei um vaso de lágrimas de cristo, os galhos estão bem altos, mas as folhas todas murchas. A pessoa que me deu, comprou e a muda estava boa, mas ao replantar no vaso, as folhas murcharam. Há como recuperá-la? Preciso podar essa folhas e galhos? Agradeço se puderem me ajudar.

    1. Olá, Vanessa. Geralmente acontece este efeito de murcha após o plantio, por algum dano causado nas raízes ou mesmo por falta de regas logo após. É importante garantir que o ambiente de cultivo seja o mais próximo possível do ideal para esta espécie, que é um local arejado, mas sem vento, com boa luminosidade, mas sem sol forte por muitas horas. Também é importante que nestes primeiros dias não seja feito uso de adubos, para evitar queimar as raízes.
      Siga regando a terra, preferencialmente nas primeiras horas da manhã. Faça uma poda, limpando a planta e retirando os ramos mais danificados, ela deve se recuperar em poucas semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *