Jardim clássico: dicas para fazer o seu

Jardim clássico: dicas para fazer o seu

Ter um jardim em casa é uma ótima maneira de estar perto da natureza, ainda mais se você é amante de plantas e se sente bem cuidando e cultivando-as. E assim como existem diferentes estilos de decoração para o interior de uma casa, no jardim não é diferente: as opções de estilos para criar são vários. Abaixo, conheça mais sobre o jardim clássico, você irá se apaixonar.

Características do jardim clássico

Também conhecido como jardim francês, o jardim clássico é caracterizado pelas formas geométricas, simetria e separação bem definida dos espaços. Sua estética caracteriza um total domínio do homem sobre a natureza. Mais do que em qualquer outro tipo de jardim, os elementos de decoração são essenciais na composição arquitetônica do jardim clássico. Pode haver lagos, bancos, colunatas, esculturas, escadarias, luminárias, fontes de água e muito mais. Devido à intensa necessidade de podas dos arbustos, ciprestes e pinheiros, o jardim francês é considerado de alto custo e manutenção.

História do jardim clássico

O modelo foi criado no século XVII, durante o reinado de Luís XIV. Foi muito utilizado em castelos e palácios, onde se situava a nobreza francesa. Hoje em dia, dois exemplos nítidos do jardim clássico estão presentes no Palácio de Versalhes e no Castelo de Vaux-le-Vicomte, ambos na França.

Espécies mais utilizadas no jardim clássico

É bastante frequente o uso de coníferas e plantas que podem ser podadas, como o viburno, o buxinho, a murta e o cipreste, pois a técnica de topiaria é muito utilizada nesse tipo de jardim, para a criação de formas ornamentais nas plantas. Roseiras, amor-perfeito, tulipas e azaleias são as flores que se encaixam melhor com as curvas francesas deste estilo de jardim. Outras flores também podem ser escolhidas, principalmente as originárias de clima temperado e mediterrâneo.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o jardim clássico? Usaria esse estilo no seu jardim? Então não deixe de comentar e compartilhar com quem desejar. Até o próximo post! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *