Jardim agroecológico: o que é e como ter um em casa

Jardim agroecológico: o que é e como ter um em casa

Atitudes sustentáveis se tornam cada vez mais necessárias para garantirmos um futuro mais verde para as próximas gerações. Começar pelo jardim é uma boa forma de transformar o ambiente ao qual você frequenta em mais saudável. Para isso, um jardim agroecológico pode ser a solução. Descubra nesse post o que é o jardim agroecológico e como você pode fazer o seu.

O que é

Um jardim agroecológico se destaca por reproduzir o crescimento natural das espécies na natureza – ou seja, sem grandes separações ou delimitações entre canteiros. Além de representar as interações naturais, esse tipo de espaço não leva nenhum tipo de químico em seu desenvolvimento, deixando todo tipo de fertilizante industrial ou pesticidas de fora.

Nestes jardins, o cultivo adotado, em grande parte das vezes, é o de ervas, legumes, verduras e outras espécies nativas.

Como fazer um jardim agroecológico em casa

Para começar, é necessário que você avalie o espaço para cultivar. Não tem como ter um dentro de casa, já que você precisa de um ambiente natural para que as plantas possam crescer e interagir entre si. Assim, escolha um ambiente do seu quintal para desenvolver esse cultivo – ele deve, de preferência, contar com boa iluminação do sol.

Escolher as espécies é uma parte importante, pois você deve as agrupar de acordo com a quantidade de sol e água para a rega, para que possam se desenvolver bem ao mesmo tempo. Instaure as plantas maiores de forma que forneçam sombra para plantas menores, caso essas sejam sensíveis ao sol. E para o solo, uma boa compostagem orgânica pode ser a escolha certa.

Espécies para cultivar

Como a ideia é fazer a interação de diversas plantas naturais do espaço, junto de outras espécies semeadas, você pode ser bem criativo para escolher o que cultivar. Milho, abóbora, dente-de-leão, erva-doce, gengibre, entre muitas outras podem crescer muito bem no seu jardim agroecológico.

Essa ideia inspirou você a criar um ambiente novo em sua casa? Nada melhor que ter ideias que ajudam em um futuro melhor. Deixe um comentário aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *