Gérberas

Originárias da África do Sul as Gérberas pertencem à família das Asteraceae, a mesma de flores como Girassol e Margaridas. São uma ótima opção para jardins e vasos para decoração de ambientes e não exigem cuidados especiais e muita manutenção. Apresenta variações de cores como amarelo, laranja, branco, rosa e vermelho.

Para o cultivo é recomendado o plantio em solo arenoso. A rega pode ser feita de uma a duas vezes por semana, evitando o excesso de água e umidade. Em locais de clima ameno a planta precisa de luz solar direta, regiões muito quentes deve ficar a meia-sombra (a gérbera não gosta de temperaturas muito elevadas), já em regiões muito frias e sujeitas a geadas ela pode perder as folhas durante o inverno, e rebrotar espontaneamente com temperaturas mais elevadas.

Outra preocupação fundamental é cortar as folhas ressecadas e retirar as pétalas envelhecidas. As gérberas florescem entre a primavera e o outono. Quando as flores murcharem as hastes devem ser cortadas bem na base da planta.

De grande interesse comercial a gérbera é a quinta flor de corte mais vendida, só perde em volume para rosa, cravo, crisântemo e a tulipa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *