Ganhei uma orquídea de presente. Como cuidar?

Ganhei uma orquídea de presente. Como cuidar?

A orquídea, integrante da família Orchidaceae, está entre as plantas mais queridinhas para se ter em casa. Ela é típica de regiões de clima tropical, mas pode ser encontrada em todos os continentes, menos lugares muito frios. Você ganhou uma orquídea mas não sabe nem por onde começar a cuidar? As dicas a seguir vão ajudar quem tem uma orquídea plantada em vaso. Confira!

 

Como deve ser feito a rega da orquídea?

Sendo uma espécie que aprecia umidade, a orquídea precisa de rega diária, mas sem encharcar a planta. Não é indicado o uso de um prato com água embaixo. Uma dica muito importante é colocar o dedo no substrato e ver como ele sai: se o dedo ficar limpo é porque a planta precisa de mais água; se sair sujo de terra é porque a orquídea está úmida e não necessita de regas no momento.

E quanto à luminosidade para orquídeas?

A orquídea adora luz, tanto em ambientes internos como externos, mas cuidado: ela não deve ser exposta ao sol forte diariamente, pois assim diminuirá sua vida. Para quem mora em apartamento, o indicado é deixar a planta perto da janela ou lugares que tenham mais luz natural e ventilação.

Como deve ser feito a adubação e qual o vaso certo para cultivar orquídea?

Simplicidade é a palavra certa quando se fala em orquídeas. Para a adubação, você pode utilizar uma mistura feita de folhas decompostas e matéria orgânica ou até mesmo optar por produtos próprios para as orquídeas, encontrados facilmente em floriculturas ou grandes supermercados.

Na escolha do vaso, opte pelos de barro ao invés de plástico, pois eles têm mais porosidade e drenam melhor a água. Caso escolha de plástico, é preciso ficar atento para não encharcar a planta.

Gostou das dicas? Para ficar por dentro e saber sempre novidades sobre suas plantas, acompanhe diariamente o portal Jardim das Ideias STIHL.

E se ficou com alguma dúvida sobre como cuidar de orquídeas, coloque nos comentários.

Um comentário
    1. Olá, Cíntia. Ela pode ficar no mesmo vaso que a muda foi comprada ou passada para vaso maior. Vale lembrar que ela é uma planta epífita e se desenvolve melhor em ambientes externos, sobre as árvores e troncos, onde há passagem de água das chuvas pelas suas raízes, sem que haja sol forte ou falta de luminosidade.
      Para manter em vaso, escolha o local que imite esta condição, com claridade o dia todo e até umas horas de sol fraco. Ela ama agua corrente, por isso você pode regar na torneira, a cada 3 dias no verão e 7 dias no inverno, garantindo que não fique água no vaso, pois isso gera apodrecimento das raízes.
      Há as variedades mini, que são vendidas em vasos de 6 cm de diâmetro, bem delicadas e ornamentais.

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  1. Ganhei uma muda e não sei como fazer pra cuidar de não cresce já está um tempo pequena coloquei pai em volta dela pra ver ela desenvolver e nada até agora 😔

    1. Olá, Adriana. As diferentes orquídeas têm formas específicas de cuidados. Caso a sua orquídea seja uma epífita como a Phalaenopsis, você deve manter a planta em local de boa circulação de ar, que tenha sol fraco ou bastante claridade incidindo nas folhas da planta. Você pode regar em água corrente e fazer a adubação a cada 15 dias com adubos líquidos ou a cada 3 meses com adubos específicos de orquídeas. O ideal para estes tipos de orquídeas é ficar em troncos de árvores, como na natureza.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

    1. Olá, Carlos. Algumas orquídeas produzem brotações tanto de flores quando de novas folhas e raízes ao longo do ano. Elas respondem ao fotoperíodo, quando os dias passam a ter maior duração, e por isso florescem em meados da primavera. Outras respondem à temperatura, florescendo logo após um certo período de frio. Em geral, florescem uma vez por ano, assim que estão em condições favoráveis e sendo bem cuidadas, saudáveis e com vigor.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

    1. Olá, Maria. Algumas orquídeas respondem ao fotoperíodo, quando os dias passam a ter maior duração, e por isso florescem em meados da primavera. Outras respondem à temperatura, florescendo logo após um certo período de frio. Em geral, florescem uma vez por ano, assim que estão em condições favoráveis e sendo bem cuidadas, saudáveis e com vigor. Para estimular a floração da sua orquídea, lembre de regar em água corrente pelo menos uma vez por semana e adubar corretamente para incentivar a floração. Existem adubos específicos para orquídeas, alguns líquidos, que você pode borrifar nas folhas a cada 15 dias e outros sólidos, que você coloca em um sachê junto às raízes e toda vez que a planta receber água, estes adubos são liberados, lentamente.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  2. Recebi uma orquída em um bol de vidro, sem furação. Como fazer para colocar àgua sem enxarcar a flor?

    Obrigada

    1. Olá, Claudia. Neste caso você pode regar a planta uma vez por semana, colocando água no bowl e retirando, emborcando para evitar que fique água acumulada no fundo. A planta pode ficar uns dias sem água, mas nas épocas mais quentes e secas você deve repetir esta rega a cada 7 dias, aproximadamente.

  3. Ganhei uma orquídea que estava muito florida e lindona! O quero saber? Depois que as flores caem, os talos devem ser cortados, ou devo esperar secarem? Grata pela atenção!

    1. Olá, Maria Izabel. As orquídeas podem ter as hastes florais mantidas ou podadas após a floração, pois ela irá formar nova estrutura de floração só depois de um ano, praticamente. Siga cuidando da sua orquídea, regando, sem deixar as raízes encharcadas e adubando regularmente (seguindo a dose, a forma e a frequência de aplicação conforme o rótulo do adubo que você escolher). Assim ela irá florescer na próxima primavera

  4. Gostaria de saber se ao invés de molhar as orquídeas tem é bom colocar umas pedras de gelo de vez em quando.

    1. Olá, Eliane! Esta dúvida é super comum. O gelo irá queimar as raízes e demais tecidos da planta que encostar, por isto não deve ser usado. O melhor é levar o vaso até uma torneira, ou regar com mangueira ou água da chuva, lembrando de não deixar água acumulada dentro do vaso. As orquídeas são plantas que precisam de água, em abundância, mas de forma corrente, como se a água da chuva estivesse passando por suas raízes, fixadas no tronco de uma árvore, na natureza.

  5. Minhas orquídeas estão com as folhas murchas e amareladas, o que fazer para voltar ao normal? Meu sogro que cuidava delas, ele as regava dia sim e dia não, qual o certo para rega-las?

    1. Olá, Rosa! As orquídeas devem ser regadas como se estivessem em árvores, no seu ambiente natural. Você pode regar todos os dias, ou entre uma ou duas vezes por semana, dependendo do clima na sua região. Se forem dias quentes e secos, regar mais, se forem dias frios e úmidos, regar menos. Ela pode estar com alguma doença, pois o amarelado e a murcha, indicam que a planta não está saudável. Nos mande uma foto delas, assim poderemos identificar o que é.

  6. Olá ganhei uma orquidea dia das mães, quando acabaram as flores, passei para um chachim de fibras de coco, mas parece que não está desenvolvendo, será que o meu transplante está correto?

    1. Olá, Ilda! Ela deve receber água pelo menos uma vez por semana, em água corrente e ficar em ambiente que tenha luz solar indireta (bastante claridade). Se você preferir, nos mande uma foto dela. Assim poderemos ver como ela está.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *