Flores mais cedo no jardim? Saiba o motivo!

Flores mais cedo no jardim? Saiba o motivo!
Em tempos de notícias e ações internacionais para o combate do aquecimento global, você, jardineiro – seja profissional ou não – deve estar imaginando os efeitos que este desajuste vem causando ao seu jardim ou ambiente de trabalho.
Com o forte calor e o rigoroso frio, algumas plantas que antes floresciam em seu período correto – com a chegada da primavera -, surgem com antecedência ou deixam de aparecer. A seguir, confira informações já reveladas por cientistas americanos.
As mudanças e suas consequências
Segundo pesquisadores da Universidade de Boston, Harvard e Wisconsin, a resposta da natureza para as alterações na temperatura já são visíveis e preocupantes. Determinadas espécies de plantas destas cidades tiveram a sua floração antecipada em até um mês.
A pesquisa, feita em 2012, foi comparada às informações de Henry David Thoreau e Aldo Leopold, grandes naturalistas que analisaram as condições do clima nestes mesmos lugares durante o século XIX. Em ambos os momentos, foram verificadas plantas nativas de Massachusetts e Wisconsin. Veja mais detalhes:
SÉCULO 19 – Plantas floresceram em 15 de maio;
PRIMAVERA DE 2012 – Plantas floresceram dia 25 de abril.
Neste mesmo estudo, os cientistas concluíram que, a cada aumento de um grau Celsius na escala de temperatura, as flores surgem em até 4,1 dias mais cedo. Como consequência, diversos animais podem perder o seu alimento, já que muitas plantas não florescerão ou terão sua vida mais curta.
Apesar de assustador, esses dados coletados revelam que a natureza apresenta diversos mecanismos de defesa contra as mudanças climáticas. Mesmo assim, é necessário agir. A seguir, confira uma lista de quatro ações simples e que farão a diferença.
O que fazer para ajudar?
– Faça caminhadas, use o transporte público ou bicicleta. É de extrema importância diminuir o uso de automóveis – grandes emissores de gases prejudiciais.
– Separe o seu lixo diariamente. Esta atitude será de grande valia para os profissionais responsáveis pela coleta, além de trazer inúmeros benefícios ao planeta.
– Que tal usar sacolas ecológicas? As versões plásticas devem ser abolidas – mesmo que aos poucos – de sua rotina.
– Preserve e plante árvores. Isso mesmo! Uma única árvore é capaz de absorver uma tonelada de dióxido de carbono.
Gostou? Fique de olho para conferir mais informações e dicas aqui no Jardim das Ideias!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *