Flamboyant com buracos no tronco. O que pode ser?

Flamboyant com buracos no tronco. O que pode ser?

Nome: Ana Paula

Pergunta:
Olá! Tenho um flamboyant enorme em casa, mas em razão de podas malfeitas e, talvez, pelas próprias características da árvore, ele está com alguns “buracos” no tronco que acumulam água. Queria saber como avaliar quando é necessária uma poda mais drástica e se existe algum produto para tapar esses buracos, para evitar um dano maior à árvore.

Resposta:
Olá. Ana Paula. Você pode nos mandar uma foto da planta, para analisarmos a estrutura da planta? Pode ser através do Facebook: https://www.facebook.com/jardimdasideiasstihl

Talvez seja o caso de uma poda de correção, mas se ela está saudável, com folhas e florescendo uma vez ao ano, ela está bem, adaptada.

Esperamos ter ajudado!

Um abraço,
Equipe Jardim das Ideias

*colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Um comentário
  1. Olá!
    Tenho um Flamboyant que sofreu danos na raiz por motivo de um estacionamento …
    Agora ele está perdendo a folhagem no lado ao qual foi afetado. E do outro lado, apareceu fissuras, rachaduras no tronco e saído a seiva de cor caramelo. O que faço pra tratar meu Flamboyant. Deixei mensagem no Messenger do face. Aguardo ajuda…

    1. Olá, Helisa! Estes relatos podem indicar que a planta está muito danificada, passando por estresses intensos. A secreção amarelada é um fungo que chamamos de gomose, típico destas lesões por ferimento ou corte. Seguimos à disposição!

    1. Olá, Sérgio! De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Rio Grande do Norte e Minas Gerais, os tratamentos mais eficientes na quebra de
      dormência das sementes desta espécie foram a imersão em água a 100 °C e a escarificação mecânica, lixando suavemente a semente por fora. Você pode fazer uma das duas formas e semear a cerca de 2 cm em vaso pequeno ou sementeira média, com substrato ou terra preta, com furo de drenagem. Em cerca de 30 dias as sementes devem germinar. Seguimos à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *