Fio de corte: quadrado ou redondo?

Fio de corte: quadrado ou redondo?

Com os fios de corte STIHL você garante um acabamento cada vez mais preciso em regiões próximos a muros, árvores, postes ou qualquer outro obstáculo, sem causar danos. Existem dois tipos de fio: quadrado e redondo. Em dúvida sobre qual o melhor modelo para as suas necessidades? Então assista ao vídeo e conheça as principais diferenças entre eles, além das situações de uso ideais para cada um.

Fio de corte redondo

O fio de corte redondo é ideal para o corte de grama e para acabamentos em jardins próximo a obstáculos, como cercas ou árvores, por exemplo. Ou seja, em serviços de manutenção e paisagismo essa é a melhor escolha: o fio de corte redondo.

Entre os fios de perfil redondo, ainda pode-se encontrar o fio silencioso. Desenvolvido especialmente para reduzir o efeito sonoro durante a utilização dos produtos, através da ranhura em forma espiral, que o torna mais silencioso que os fios de corte tradicionais. O entalhe na superfície do fio interrompe o fluxo de ar constante, formando uma turbulência que reduz o efeito sonoro, tornando-o significativamente mais silencioso.

Fio de corte quadrado

O fio de corte quadrado é ideal para serviços de roçada mais intensas, em grandes áreas. Isso porque ele tem maior poder de corte durante o trabalho, além de proporcionar maior vida útil. O seu rendimento e vida útil chegam a ser 10% maiores que fio redondo com a mesma medida, por isso são indicados para trabalhos mais intensos.

Para situações de uso intensivo, como o corte de grama, ervas daninhas e vegetação densa, o fio de corte quadrado preto de 3,3 milímetros é a alternativa perfeita. Pois entre os fios de corte de perfil quadrado, ele é o mais agressivo.

Escolha do diâmetro

Outra característica que deve ser levada em consideração é o diâmetro do fio. A STIHL oferece diferentes tamanhos conforme o conjunto de corte a ser utilizado. Para escolher o diâmetro certo do fio, é essencial considerar o quão intenso é o serviço. Isso porque quanto mais intenso, maior deve ser o diâmetro. Por exemplo, em mato alto e vegetações densas, o ideal é usar 3 ou 3,3 milímetros. Já para gramados ou acabamentos em jardins, escolha entre a 2,4 e 2,7 milímetros de diâmetro.

A diferença básica entre fios de diâmetro maior e menor é a vida útil. Quanto maior o diâmetro, maior a vida útil, pois o fio é mais resistente. Por exemplo, utilizando um fio de amarelo quadrado de 3 milímetros e um preto quadrado de 3,3 milímetros para a mesma vegetação, o de preto quadrado de 3,3 milímetros vai durar e render cerca de 20% mais.

Ou seja, para escolher o fio perfeito para a sua situação, é sempre preciso considerar o tipo de vegetação e o que há no local de trabalho. Clique aqui para conferir mais detalhes sobre os conjuntos de corte STIHL.

Se gostou das dicas, inscreva-se no canal da STIHL no YouTube para acompanhar vídeos inéditos toda a semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *