Festa das Hortênsias em Campos do Jordão

Será celebrada neste fim de semana a 10ª Festa das Hortênsias na cidade serrana de Campos do Jordão, distante 180 km da cidade de São Paulo. Com muita música, danças e a peculiar gastronomia japonesa, a comunidade nipônica da região pretende com este evento arrecadar fundos que serão destinados às obras de manutenção do Recanto de Repouso Sakura Home. A entidade atende aos imigrantes desse país, assim como seus descendentes.

O evento acontecerá no Parque Cerejeira Sakura Home, que fica na Rua Tassaburo Yamagushi, 2173, Vila Albertina, Campos do Jordão, SP. Informações: (12) 3662-2911

Vieram do Japão. No entanto, as hortênsias verdadeiramente silvestres surgiram na China e, bem antes de instalar-se em Gramado, Canela, nas serras fluminenses, especialmente nos barrancos marginais do Rio Piabanha e nas montanhas capixabas, foram muito prestigiadas na Europa — principalmente na França, para onde foi levada, em 1771, pelo botânico francês Philibert Commerson, que a batizou de hortense em honor a Hortense Lepante, esposa de um amigo seu.

HISTÓRIA

Mas durante o reinado de Luis XIV, as hortênsias apareciam nas tapeçarias da famosa Casa Gobelin, feitas pelo Jean-Baptiste Mennoyer, famoso artista da época. Hoje milhares de mudas são cultivadas no Vale do Rio Loire, em Angers, Tours, Orleans, bem como na Bretanha, ou na região perto de Paris, famosos centros da floricultura francesa.

Pode ser encontrada em vários outros países da Europa, de modo subespontânea.

Autor: Raul Cânovas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *