Farmacinha natural: o que plantar?

Embora a medicina esteja cada vez mais avançada, alguns hábitos mais antigos permanecem conosco – apostar em chás e receitinhas caseiras para ajudar no tratamento de doenças é um deles. Confira a seguir algumas ervas medicinais interessantes para se ter em casa. Assim você pode criar sua própria farmacinha!
Boldo (Peumus boldus): muito indicado para má digestão e problemas no fígado. As partes utilizadas do boldo são as suas folhas, que devem ser combinadas com água quente.
Consuma o chá depois de exageros – tanto comidas gordurosas como bebidas alcoólicas.
Hortelã (Mentha): com propriedades relaxantes, o hortelã é indicado para mandar embora o stress de um dia difícil. Também ajuda a aliviar cólicas menstruais.
Malva (Malva sylvestris): excelente para ajudar na cicatrização de feridas, proteger o corpo contra infecções, melhorar o sono e tratar dores de cabeça. Faça gargarejos com chá de malva para aliviar dores de garganta!
Erva-cidreira (Lippia alba): o chá de erva cidreira é um bom aliado para quem procura pelo bem-estar, promovendo tranquilidade e auxiliando no tratamento do nervosismo e distúrbios do sono.
Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia): para combater dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação, tome um chá dessa erva! A espinheira-santa também alivia gases e é diurética. Não é à toa que leva santa no nome, hein?
Poejo (Mentha pulegium): ótimo digestivo, expectorante e antisséptico. Porém, atenção: apesar de o poejo ser amplamente utilizado por suas propriedades medicinais, o uso incorreto da planta pode ser extremamente tóxico!
Sempre se informe com especialistas antes de fazer qualquer tratamento, ok? Sua saúde deve vir em primeiro lugar sempre!
Curtiu as nossas dicas? Então siga o Jardim das Ideias no Facebook para não perder nenhuma informação sobre o mundo da jardinagem. >> www.fb.com/jardimdasideiasstihl Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos! Até o próximo post.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *