Faça um banco de jardim com estrado

Já pensou em construir um banco feito a partir de estrado para aproveitar ainda mais seu jardim? Encontramos um passo-a-passo muito interessante, prático e fácil de fazer no site Homens da Casa, por isso resolvemos compartilhar com vocês. Afinal boas ideias merecem ser compartilhadas! Ficou curioso? Espia só o passo-a-passo:

Desmontando

1º Comece desmontando o estrado e separando as três madeiras principais e as ripas.

Assento

2º Com as 3 madeiras principais, corte 3 pedaços menores (como na foto), que serão as guias e a base para o assento. O tamanho pode variar, no caso da imagem foi de 34 cm. Repare que as extremidades foram cortadas com um ângulo levemente inclinado (cerca de 1,5 cm).
3º Depois das guias prontas, é só pregar as ripas, deixando um espaço na parte de trás, onde se apoia o encosto (foi deixado 1 cm entre as ripas).
Encosto
4º Corta se mais 3 guias, mas em um tamanho menor do que as guias do assento, cerca de 27 cm. Essa diferença é necessária porque no assento precisamos de um espaço extra na parte de trás, onde vamos unir o encosto ao assento. É essencial fazer um reforço nessas guias para o encaixe do encosto no assento.
5º Com uma das ripas, corte pequenos pedaços e pregue junto às guias do encosto, uma de cada lado. Faça isso com as três madeiras guias, e em seguida pregue as ripas seguindo o mesmo padrão do assento.
Encaixe
6º Com as duas partes prontas, o assento e o encosto, é hora da etapa do encaixe. Faça um furo na parte debaixo das guias do assento para colocar parafusos e assim “puxar” o encosto. Além dos pregos nas laterais, os parafusos dão um reforço a mais no encaixe, garantindo um encosto firme.
Pés
 
7º Para fazer a base, ou seja os pés, corte mais 4 pedaços, desta vez de 25 cm (proporcional ao tamanho do banco), e também com cortes em ângulo.
8º Faça 2 furos em cada pé para a fixação com parafusos, pois eles tem que ficar bem firmes. Depois de furar os pés, é só marcar o local dos furos no banco e furar também.
9º O reforço dos pés, como pode ver nos parafusos debaixo, você deve medir depois de encaixar os pés no lugar, assim você corta e fura na medida.
10º Para finalizar você pode envernizar ou pinta da cor que preferir.
Lembrando que as medidas indicadas no passo-a-passo são referentes ao tamanho do estrado, ou seja, pode ser que no seu caso varie. Gostou da ideia? Conta pra gente!

Fonte e fotos: Homens da Casa
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *