Dúvidas sobre jabuticabeiras respondidas

Dúvidas sobre jabuticabeiras respondidas

Comer frutas diretamente de uma árvore no quintal é um sonho de muitas pessoas. No entanto, algumas frutíferas podem trazer diversas dúvidas. No post de hoje, o blog Jardim das Ideias STIHL reuniu algumas das dúvidas recebidas com mais frequência nos comentários. As respostas são da engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli.

Comprei uma jabuticabeira com a terra bem compactada e vermelha. Já estava começando a dar frutas. Replantei num vaso grande com terra vegetal e adubo de gado, começou amarelar as folhas e os galhos. Será que fiz errado? O que faço agora? (Pergunta de Joana Maria da Silva)

É provável que a planta tenha sentido esta mudança no replantio. Geralmente quando a planta amarela é por excesso de água ou por falta de luz. Confira se o vaso possui furos na parte de baixo e se os mesmos estão permitindo a saída da água, pois o excesso de umidade na terra causa apodrecimento das raízes e consequente amarelado nas folhas. Se a planta estiver em local de luz insuficiente ela também fica amarelada, lembre que ela deve pegar sol todos os dias, pelo menos durante 5 horas por dia.

Há também a hipótese de ter queimado as raízes pelo excesso de adubo, que possui sais e acabam sendo “fortes demais” se usados em grandes quantidades. Neste caso siga molhando bastante a terra para “lavar” o excesso de sais.

Se a questão for a falta de luz, reposicione o vaso, escolhendo um local com mais sol.

Tenho um pé de jabuticaba a seis anos, sempre deu frutos. Mudei pra um apartamento, troquei o vaso por um bem grande, só que desde que mudei ela floresce, dá uma jabuticabas bem pequenas (não desenvolvem) e secam. O que pode ser? O que eu faço? (Pergunta de Edmara)

A planta deve estar se adaptando ao novo ambiente, com esta nova condição de luz. Geralmente quando as jabuticabeiras diminuem a produtividade ou ficam com as folhas amareladas e secas é uma questão de falha no manejo. Pode ser adubação insuficiente (recomendamos que sejam repostos os nutrientes da terra através da adubação a cada 3 meses, em média).

Caso o local do vaso pegue pouco sol, a planta acaba sofrendo também, afetando em todo o seu desenvolvimento. Neste caso, escolha o local mais ensolarado para posicionar o vaso. Também vale a pena conferir a umidade da terra, pois na falta de água sua floração e frutificação é afetada. Recomendamos regas diárias e abundantes (salientamos a importância da camada de drenagem e de um substrato com boa capacidade de drenagem).

Tenho um pé de jabuticaba com mais de 25 anos. Parou de dar frutos, caiu as folhas e está secando os galhos. A base está verde. Fui em uma casa de agricultura e coloquei o adubo que mandaram, mas continua secando. Sempre molho todos os dias. O que fazer? (Pergunta de Nélson de Assis)

Geralmente quando a planta passar por algum estresse nas raízes, ela aborta todas as folhas e depois se regenera naturalmente. Como você realizou adubação recentemente é fundamental e importantíssimo que a rega seja realizada diariamente, para que as raízes não queimem com os sais da adubação. Verifique se o local está com boa drenagem, pois caso esteja ficando água retida no solo, as raízes podem estar afogadas e isto também causa a queda das folhas.

Em 90 dias você pode repetir a adubação, aplicando na terra ao redor da planta, longe do tronco, incorporando com auxílio de uma enxada ou pá e molhando bem na sequência. Ela deve se recuperar.

Você tem alguma dúvida sobre plantas? Clique nesse link e envie para nossos especialistas.

Um comentário
  1. Bom dia tudo bem?
    Tenho um pé de jabuticaba a 30 anos ele sempre deu fruto esse ano ele teve fruto 2 vezes antes da época!! porém após isso ele começou a secar os galhos e troncos a descascar e ficar oca
    Estou desesperado oq devo fazer??

    1. Olá, Priscila. Você notou alguma mudança no manejo com a planta? Geralmente quando fazemos uma adubação forte demais ou quando há um grande estresse hídrico a planta responde com estes sintomas. Caso o local tenha a terra com boa drenagem, regue todos os dias, até ela se recuperar. Se o local for de encharcamento, pode ser preciso um sistema de drenagem, para proporcionar melhores condições às raízes. Lembre de adubar pelo menos uma vez a cada 6 meses, para que ela se mantenha saudável e produtiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *