Como combater a dengue no jardim

Como combater a dengue no jardim

Quando o verão chega, os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti devem ser redobrados. Todo mundo sabe que a melhor forma de evitar a proliferação é não deixando água parada, certo né? Com pequenas atitudes é possível fazer sua parte na luta contra a dengue.

Você sabia que a transmissão acontece com maior intensidade entre janeiro a maio? Isso se deve ao fato de que o desenvolvimento do mosquito é mais rápido, assim como a transmissão. Ou seja, está mais do que na hora de você ficar por dentro de como proteger sua casa. Vem ver 10 dicas simples para combater focos de acúmulo de água:

1. Não acumule latas, pneus ou garrafas. O ideal é furar e guardar os pneus em locais cobertos.

2. Limpe regularmente calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas.

3. Desobstrua as calhas, para evitar o entupimento das mesmas.

4. Coloque terra nos pratinhos usados nas plantas, lavando-os duas vezes por semana com bucha e sabão.

5. Mantenha totalmente fechadas caixas d’água, cisternas ou reservatórios provisórios.

6. Deixe o jardim limpo, retire todo e qualquer tipo de entulho que possa acumular água.

7. Cuide para não deixar água acumulada em lajes, se for o seu caso, o ideal é procurar vias para que a água escorra para um local adequado.

8. As vasilhas usadas pelos animais domésticos para beberem água também merecem atenção. A água deve ser trocada diariamente.

9. Mantenha a água da piscina tratada de acordo com as recomendações de cloro e demais produtos, lembrando que as piscinas que não são usadas devem, de preferência, ser cobertas ou desativadas (esvaziadas).

10. Tome cuidado com as flores que costumam acumular água em demasia, como as bromélias. Para não ter problemas, faça uma solução com a mistura de 1 litro de água com uma colher de água sanitária, e depois disso regue a planta com essa água misturada.

Agora é sua vez de fazer parte da luta contra mosquito da dengue. Nada de deixar água parada, hein?0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *