Dicas para o plantio de alho! (parte 2)

No post de ontem falamos sobre os benefícios de plantar alho em casa, assim como as suas vantagens. Hoje você poderá conferir seis cuidados que você deverá ter para que eles cresçam belos e saudáveis!
1 – Escolha alguns dentes de alho, grandes, saudáveis e de bom tamanho, plante-os com a pontinha para cima em um buraquinho de 3 a 5 centímetros de profundidade. Recubra com terra fofa e regue de forma a manter a terra úmida (não é bom deixar a terra empapar, alho requer boa drenagem).
Dependendo da umidade disponível o alho vai brotar em menos de uma semana. Você pode usar dentes de alho que tenham germinado na cozinha, sozinhos e também pode fazê-los germinar na geladeira.
2 – Decida-se por um cultivar de alho que seja adequado ao clima da sua região. Disso vai depender a resistência da planta tanto ao sol excessivo como à chuva, e também a época da colheita, que pode variar bastante (entre 16 e 30 semanas). Os cultivares mais demorados são aqueles que aguentam bem o inverno (e você poderá plantar no outono).
3 – A terra boa para plantar alho é qualquer uma, desde que seja rica – se a sua terra for muito arenosa, que é sempre mais pobre em nutrientes, prepare a terra com composto orgânico um tempo antes do plantio. Mantenha seus canteiros, vasos e jardineiras livres de matinhos alheios, pois eles sugam os nutrientes do solo.
4 – Em vasos médios, com 15 centímetros de diâmetro, você vai poder cultivar uma só planta. No jardim ou na jardineira mantenha o espaçamento de 15 centímetros entre cada planta e de 30 entre fileiras.
5 – A cabeça de alho está no ponto quando as folhas principais começam a secar. Retire da terra a planta inteira, a cabeça de alho está abaixo da terra, e deixe secar ao sol por uns dias. Esse processo de “cura” é importante para a qualidade do alho, pois retira o excesso de umidade dos bulbos e permite que este se conserve mais tempo. Depois de seco, faça tranças (com as folhas) e pendure num gancho à mão de usar.
6 – Não plante alho na mesma terra, vaso ou jardineira, por mais de um ano, para limitar os estragos de doenças e o desgaste do solo. Troque a terra, faça rotação de plantas. Só não plante alho junto com feijão – eles só se gostam na panela. No jardim, em canteiros, você pode plantar alho em volta, nos limites, por exemplo, que vai ajudar no controle de pragas. Ah, importante! Alho adora luz direta então, coloque seu plantio na melhor posição para pegar sol o dia todo, sem torrar no calorão do meio dia.
Agora é só por a mão na terra, cultivar e aguardar um alho fresco e de qualidade para fazer ótimas receitas!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *