Dicas para iluminar o jardim

Já pensou em exaltar a beleza do seu jardim à noite? Além de deixar o ambiente externo mais aconchegante e bonito, a iluminação é um elemento importante de segurança, pois torna mais fácil a circulação nestes espaços, evitando acidentes. Separamos algumas sugestões para você iluminar o seu jardim:

– Não exagere na quantidade de luz. Seus níveis devem ser mais amenos e suaves, de modo a não ofuscar a visão. Posicione as lâmpadas para que o efeito de luz e sombra crie um ambiente tranquilo, envolvente e aconchegante. Cuidado também na hora de utilizar a variação de cores.

Os caminhos podem ser iluminados para aumentar a segurança do jardim e evitar acidentes

– Opte por materiais resistentes aos fatores climáticos. Por serem baratas, econômicas e resistentes, a lâmpadas LED são uma ótima opção. Além disso, elas não emitem radiação ou calor, o que pode prejudicar as plantas.

As velas também são ótima opção para um clima romântico e aconchegante
Crédito: Achados de decoração

– Para o efeito de sombras e vultos, conhecido como backlight (efeito selva), distribua luminárias entre a vegetação. Focos de luz dirigidos realçam plantas específicas.

Iluminação no meio da vegetação cria o efeito luz e sombra, com ares de selva
Credito: Lume Arquitetura

– Lanternas e luminárias de vidro suspensas dão um ar festivo e colorido ao jardim, porém discreto. Pendure-as nas árvores ou suportes de madeira, em alturas diferentes. Para iluminar os caminhos, uma boa dica é encher copos com areia (até a metade) e colocar velas dentro. A areia dá estabilidade à vela e absorve o calor.

Lanternas com velas podem ser suspensas para criar um ar festivo no jardim
Crédito: papo de mulheres

– Tenha cuidado com a rede elétrica, para evitar acidentes. É preciso proteger os fios da chuva. Se pretender utilizar chamas de vela, fique sempre atento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *