Dicas de inverno

Crédito Caliandra do Cerrado

Com a chegada dos dias mais frios, algumas plantas necessitam cuidados especiais, como as espécies tropicais, hortaliças e árvores frutíferas. Separamos algumas dicas que podem ajudá-los neste inverno.

1) Podas de arbustos e árvores

Em locais frios, muitas plantas interrompem seu processo de crescimento e “dormem” até a chegada da primavera, como é o caso de muitas espécies de arbustos e árvores. Faça podas de limpeza e formação nesta época, removendo galhos secos e malformados. Assim, a luz ficará mais bem distribuída na planta.
As plantas que necessitam podas nesta época são as originárias do clima temperado e as que perdem as folhas no inverno. Não pode plantas que estão em flor ou com botões, mesmo que tenham perdido as folhas.

2) Combate a pragas e doenças

O inverno pode ser uma época ideal para combater pragas e doenças, pois a maioria delas reduz sua proliferação nesta época. No entanto, algumas doenças fúngicas aumentam neste período, especialmente em regiões com muita chuva a umidade. O mesmo ocorre com lemas e caramujos.
Para evitar infestações, remova os restos de plantas que estão mortas ou fracas nos canteiros. Retire galhos secos, flores, frutos e folhas caídos. Coloque-os na compostagem.
Frutíferas, orquídeas, arbustos, mudas e sementeiras exigem a pulverização preventiva, com fungicidas a base de cobre (calda bordalesa) uma vez ao mês.

3) Correção e adubação do solo

Nas plantas que estão em “repouso” ou dormentes, é preciso evitar adubações químicas. O período é bom para a correção do solo com calcário dolomítico ou calcítico. Aproveite para revolver os canteiros, misturando melhor o calcário e evitando a compactação do solo.
Para as plantas em floração ou frutificação, adubações são indicadas, principalmente com material orgânico. Em locais frios, misture esterco bem curtido e farinha de ossos à terra dos canteiros e vasos de bulbosas, petúnias, roseiras, prímulas, begônias e amores-perfeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *