Desvende todos os segredos dos chás

Um chá quentinho é pedida ideal para esquentar o corpo durante os dias de inverno, não acha? Se você acredita que essa mistura é capaz de aliviar sintomas de doenças gastrointestinais e até potencializar o emagrecimento, está na hora de aprender como preparar a infusão de maneira correta e conhecer algumas plantinhas que asseguram sensação de bem-estar. 
Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o chá é uma bebida preparada a partir da mistura de água aquecida com partes de vegetais – podem ser folhas, ramos, flores, frutos, raízes ou cascas. O órgão especializado no controle do que é comercializado e produzido em nosso país, aprova o uso de mais de 60 espécies.
Como preparar? 
Ferva a quantidade de água que será utilizada no preparo. Assim que desligar o fogo, acrescente as ervas e tampe o recipiente. Deixe abafar por três minutos. Esse é o tempo ideal para que as substâncias sejam liberadas. Chás preparadas com cascas e caule pedem preparação especial. Ferva os vegetais junto com o líquido por até cinco minutos.  
Qual comprar?
Verifique a embalagem e procure pela data de validade dos chás comercializados a granel. O pacote deve ser fechado a vácuo, exibir o nome científico do vegetal escolhido e citar a parte da planta que foi utilizada. Também fique de olho nas informações das versões vendidas em caixinhas – essas informações também devem ser cedidas pelo fabricante. 
Chás digestivos: relaxam a musculatura do sistema digestivo e aliviam as dores pós-refeição. Opte por chá de boldo, camomila e carqueja. 
Chás termogênicos: potencializam a queima de calorias – não esqueça de investir em uma alimentação saudável para ter melhores resultados. Escolha gengibre, canela e chá verde. 
Chás antivirais: ajudam a fortalecer o sistema imunológico e têm ação anti-inflamatória. Prepare a sua bebida com gengibre e alho. 
Chás diuréticos: potencializam a eliminação de urina e estimulam o bom funcionamento do sistema urinário. Faça chá de cavalinha e quebra-pedra. 
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *