Da cozinha para o jardim: os segredos da compostagem

Da cozinha para o jardim: os segredos da compostagem

Sabe a casca de abacaxi que sobrou da salada de frutas? Os cabos da uva que ficaram para trás? E o bagaço da laranja? Todos esses restos de alimentos podem ser reaproveitados em um método que irá agir positivamente no desenvolvimento do seu jardim ou horta. A seguir, confira as melhores dicas para criar a sua composteira.

Compostagem? O que é isso?

 

Compostagem é a reciclagem do lixo orgânico que você produz em sua casa. Ao não descartar os itens que sobram de suas refeições e colocá-los em sobre a terra com folhas secas, você estará propiciando o desenvolvimento de um adubo 100% natural, muito efetivo e, é claro, que substitui o uso de itens químicos.

50 Dias de Verde
Na websérie Jardim das Ideias – 50 Dias de Verde, as jardineiras Carol Costa e Juliana Valentini conversam sobre a criação de uma composteira superprática e funcional. Para isso, Juliana utiliza seis estacas e alguns metros de tela – que servirá para proteger o conteúdo e evitar que os animais mexam em seu interior.
Com a execução perfeita e a criação da composteira, a dupla ressalta a importância da divisão dos espaços – em um lado será colocado os restos úmidos, no outro, apenas folhas e gramas secas. Também é importante lembrar a receita do sucesso: para uma parte molhada, utilize duas partes de matéria seca.
Para garantir ainda mais sabor, beleza e utilidade para a grade, Juliana ainda indica uma solução deliciosa: plantar tomatinhos em todo o seu torno, garantindo que o seu desenvolvimento deixe o ambiente ainda mais colorido e saudável.
Dica extra: se você tem animais em casa, nada de jogar restos de carne ou queijo em sua composteira, viu?! Cuide do bem-estar do seu bichinho e também do resultado final de todo o seu trabalho. 😉
Continue conferindo dicas na websérie Jardim das Ideias – 50 Dias de Verde, disponível no canal do YouTube /JardimDasIdeiasStihl. Esperamos que você goste de todas elas! Abraço!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *