Da cozinha para o combate aos insetos

Alternativas naturais e orgânicas aos inseticidas químicos e aos fertilizantes sintéticos, alimentos podem auxiliar na nutrição do solo do seu jardim ou horta, ajudando no combate de lesmas a fungos. 

Os defensivos naturais mais comuns para jardinagem são aqueles produzidos a partir de plantas, muitas delas usadas na cozinha de casa. Substâncias como as pimentas ardidas agem como repelentes e podem eliminar os insetos no jardim.

Confira as receitas:

Solução de pimenta
Como a pimenta é um repelente natural, só de plantar ela junto com as suas verduras já é de grande auxílio para espantar insetos em geral. Caso isso não adiante, uma solução de pimenta torna-se uma boa opção. Se a sua horta for grande, use 1 xícara de pimenta para render 20 litros de solução. Porém, para uma horta pequena, bata ½ xícara de pimenta com um pouco de água. Depois de coado o líquido, dilua em 5 litros de água e borrife nas plantinhas. Espere cerca de 12 dias para consumir os alimentos que foram borrifados.

Controla: Pulgão, vaquinha, grilos e lagartas.
Inseticida de cebola e alho
Moer 3 cebolas, 5 dentes de alho e 5 litros de água. Espremer para retirar o suco, coar e misturar a mais 5 litros de água. Pulverizar uma vez por semana. 
Controla: pulgões em feijão, beterraba, cebola, alho. No tomateiro funciona como fungicida.
Inseticida de cebola ou cebolinha verde
Com 1 kg de cebola ou cebolinha verde cortados em pedaços, misture-os em 10 litros de água, deixando o preparado curtir durante 10 dias. No caso da cebolinha verde, deixe curtir por 7 dias. Para pulverizar as plantas, utilizar 1 litro da mistura para 3 litros de água.
Controla: pulgões, lagartas e vaquinhas (repelente).
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *