Cultivo em pequenos espaços: dicas essenciais

Cultivo em pequenos espaços: dicas essenciais

Pouco espaço, mas muita vontade de ter sua hortinha? Sem problemas! Com criatividade – e seguindo as recomendações certas! – tudo é possível.

Para hortas em ambientes com espaço limitado, você pode utilizar vasos, floreiras, jardineiras, caixas de cultivo e outros recipientes que otimizem o espaço. Ainda podem ser utilizadas bancadas, tripés, parapeitos de janelas e outras superfícies como apoio. O importante é oferecer o que cada planta precisa.

Luz

O espaço deve receber no mínimo 4 horas de sol diariamente, para o cultivo de espécies comestíveis, sejam hortaliças, temperos ou ervas medicinais. Sem luz, as plantas não recebem estímulos para crescer e ficam fracas e doentes. Por outro lado, se o espaço receber sol muito forte ou por mais de 6 horas, as plantas podem ficar queimadas, devendo neste caso ser instalado uma tela de sombreamento, o famoso sombrite.

Irrigação

Plantas de pequeno porte e de folhas finas, como as herbáceas usadas em hortas, temperos, hortaliças, legumes e vegetais em geral devem receber água diariamente. Você pode molhar com regador ou outro objeto, desde que nunca falte água para as plantas. Existem diferentes soluções que facilitam a irrigação das plantas, como gotejadores, aspersores automatizados e os próprios vasos com reservatórios de água, os vasos autoirrigáveis.

Tamanho de vaso

O vaso ideal varia conforme o tipo de planta. Em geral, vasos com volume de 2 litros já permitem o cultivo de plantas de pequeno porte como temperos e chás. Para vasos menores, as plantas deverão receber poda para conduzir a estrutura da planta. Para vasos maiores, é importante instalar a camada de drenagem e a camada de filtro, com manta de feltro, para facilitar o desenvolvimento das raízes no vaso. Quanto ao material do vaso, evite vasos metálicos, como as latas, pois com o contato da água, oxidam, enferrujam e podem ser tóxicas às plantas.

Como aprender mais sobre hortas e plantio?

O terceiro módulo do curso Pró-Jardim STIHL auxilia você a ir além da jardinagem, trazendo lindas ideias e conceitos paisagísticos, entendendo um pouco mais sobre estilos de jardim, princípios básicos na elaboração de projetos e introdução às grandes tendências do mercado, como urban jungle, lagos e piscinas naturais, jardins verticais e projetos produtivos. O curso é 100% online, gratuito e você pode se inscrever hoje mesmo acessando aqui.

Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *