Cultive Oliveiras

Você sabia que uma Oliveira pode viver por mais de mil anos? A planta, além de possibilitar a produção de frutos e até mesmo azeite, também possui um aspecto muito bonito. Separamos algumas dicas para que você possa cultivar uma em casa.

Crédito Infoescola

* Clima: as oliveiras se adaptam melhor a regiões com invernos moderados e verões longos e secos. Por isso desenvolve-se em abundância no Mediterrâneo. No Brasil, o Rio Grande do Sul é um lugar adequado.

* Floração: a floração adequada das oliveiras depende de um clima abaixo de 7 graus Celsius, mas isso pode variar de acordo com a variedade. A estação da floração (abril a junho) deve ser seco e não excessivamente quente, pois a planta se poliniza pelo vento e a umidade pode atrapalhar a produção de frutos.

*Solo: as oliveiras precisam de um solo muito bem drenado. Evite áreas que possam acumular água, pois o solo constantemente molhado não é adequado para este cultivo. Você pode plantá-las em uma ladeira para evitar este problema.

Você também pode plantar uma oliveira em vaso, que deve ter pelo menos 60 cm de largura e profundidade. Entretanto, certifique-se que o solo tenha boa drenagem, escolha um que seja arenoso e se irrigue bem. Antes de irrigar a planta, certifique-se que o solo está com pelo menos 2,5 centímetros de terra seca antes de irrigá-lo novamente.

*Irrigação: molhe a árvore modestamente e conforme for necessário. Raízes encharcadas prejudicam muito a planta. Se deseja cultivar frutos, molhe com mais freqüência – entre uma vez por semana ou a cada duas ou três. Se pretende produzir azeite, irrigue com menos freqüência, pois isso propicia um sabor mais concentrado. Árvores bem irrigadas começam a dar frutos em dois ou três anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *