Crassula Ovata: a planta de Jade

Para quem gosta das plantas conhecidas como suculentas, cuja principal característica é o engrossamento do caule e dos talos para maior armazenamento de água, hoje separamos algumas dicas de cuidados com a Crassula Ovata, conhecida como Planta de Jade ou Árvore da Amizade.

Planta de Jade
Crédito: Ezequiel Coelho

Nativa da África do Sul, a Planta de Jade possui pequenas flores rosas ou brancas, que brotam no início da primavera. Suas folhas são grossas, na cor verde jade, mas podem desenvolver também uma coloração avermelhada nas bordas quando expostas a altos níveis de luz do sol.

Para cuidar bem de sua planta, anote estas dicas:

– Faça regas normais no verão, quando o solo está seco. Regue muito pouco no inverno. Excesso de água faz com que as folhas caiam e a haste apodreça. O ideal é mantê-las sem rega entre 10 e 20 dias no verão e até um mês no inverno. O solo deve ser seco para que a planta se desenvolva de modo saudável.
– A Planta de Jade se adapta bem a qualquer tipo de luminosidade, ideal para ambientes internos e externos. A exposição excessiva ao frio e à geada pode matar a planta.
– O solo ideal para o bom crescimento das Jades é bem drenado, árido. Um solo bem misturado é indicado, com areia, cascalho pequeno, pedras de rio ou casca de pinheiro. O solo não deve acumular água.
– Para incentivar o florescimento da Jade, permita que a planta fique sem água por volta da primeira geada do inverno. Quando os dias ficarem mais curtos no inverno, deixe a planta sem água para que aproveite o frescor da noite.
– A propagação da Jade pode ser feita por estacas de caule ou folhe. As folhas podem ser cortadas e colocadas em um recipiente com água, até obter raízes e crescer. Depois é só plantá-las no solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *