Conheça os principais tipos de poda

Conheça os principais tipos de poda

A poda é muito mais do que apenas cortar. Envolve planejamento, escolha da ferramenta, tomada de decisão e acompanhamento da evolução da mesma nos próximos passos do ciclo. Confira abaixo os principais tipos de poda e seus objetivos.

Poda de formação

Tem o objetivo de formar uma boa estrutura de copa, deixando-a simétrica e arejada, o que facilita os tratos culturais e garante uma maior resistência a tombamentos e quebras de galhos. É realizada nos primeiros anos da muda, em viveiros de produção e também após o plantio (de três a quatro anos, dependendo da espécie) e neste período deve-se priorizar o desenvolvimento vegetativo, evitando que a planta entre em produção.

Poda de frutificação ou produção

Consiste na retirada do excesso de ramos produtivos para obter o equilíbrio entre vegetação e frutificação, evitando alternâncias de safras. É realizada durante a fase produtiva das plantas. A prática tem como objetivo regularizar a produção para que em todos os anos a carga de frutos seja constante – ou pelo menos conforme o esperado para a planta. Assim, busca-se produzir frutos que atendem as exigências de mercado (cor, tamanho, sabor, etc).

Poda de limpeza

É realizada principalmente na fase de repouso fisiológico das plantas e após a poda de frutificação. Nesta operação são retirados o excesso de ramos, que estejam mal posicionados, fracos, excessivamente vigorosos ou contaminados. Também é chamada de “toalete”, quando realizamos a limpeza de flores secas ou murchas, partes de plantas doentes ou malformadas. Um capricho a mais com as plantas.

Poda fina – poda de beliscão

Quando eliminamos apenas as pontas dos galhos. A planta fica mais copada, com mais brotações laterais, com maior uniformidade de galhos.

Poda drástica – de rejuvenescimento

Poda usada em plantas herbáceas, capins forrações, arbustos e árvores. A planta é cortada de maneira drástica. Há o início de brotações após o corte. A planta fica completamente nova, mais saudável e limpa.

Quer aprender mais sobre podas?

Inscreva-se no Pró-Jardim STIHL, curso online e gratuito da STIHL. Acesse aqui. Acesse também o canal da STIHL no YouTube e acompanhe a série de vídeos sobre podas urbanas com o especialista Sydney Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *