Conheça os micronutrientes essenciais para a saúde das plantas

Solo deve ter equilíbrio entre macro e micronutrientes para o bom desenvolvimento da planta

Além dos macronutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio, as plantas precisam dos micronutrientes para se desenvolver com saúde, apesar de os consumirem em pequenas quantidades – e por isso o nome “micro”. Hoje vamos dar algumas dicas sobre como evitar problemas causados pela falta de micronutrientes nas plantas. Confira:

– Macro e micronutrientes devem estar em equilíbrio. A falta de cobre, por exemplo, faz com que o nitrogênio se manifeste em excesso, o que provoca um crescimento descontrolado da planta, deixando-a frágil e suscetível a pragas e doenças;

– Para evitar o desequilíbrio e a escassez de micronutrientes, aposte em um composto orgânico bem feito, com pelo menos 3 tipos diferentes de materiais. Utilizar esterco bovino e de aviário, alternadamente, ajuda a enriquecer o solo.

– Mantenha o solo coberto com plantas vivas ou secas. Uma cobertura de folhas secas fornece boas quantidades de zinco e controla o PH do solo.

– Observe os sintomas das plantas. Cada micronutriente em falta corresponde a um problema específico. Confira.

Boro: Provoca deformação nas folhas das pontas e as brotações laterais secam. Para corrigir a deficiência, utilize uma solução de bórax – 10 gramas/10 litros de água nas pulverizações.

Cloro: Em carência, brotações e pontas das folhas murcham, e aparecem manchas descoloridas nas folhas (clorose). Corrige-se com cloreto de potássio.

Cobre: Provoca o alongamento e deformação das folhas novas, com margens descoloridas e enroladas para baixo.

Ferro: Folhas com verde muito claro, transparentes e retorcidas.

Manganês: Reduz a produtividade das plantas e há o aparecimento de manchas descoloridas entre as nervuras das folhas.

Zinco: Atrofia das folhas. Deficiência pode ser corrigida com pulverização de sulfato de zinco, diluindo-se 6 gramas em 1 litro de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *