Conheça os benefícios da arborização urbana

Conheça os benefícios da arborização urbana

Se você acompanha a STIHL no YouTube, já deve ter visto a série em parceria com o engenheiro florestal Sydney Brasil. Nos vídeos, Sydney fala sobre arborização urbana e explica por que podar uma árvorequais são as ferramentas corretas e como utilizar a motosserra no tratamento de cavidades. Mas você sabe qual é a importância da presença de árvores nas cidades?

Conforme informações do IBGE, mais de 84% da população brasileira vive em centros urbanos, onde podem ocorrer ilhas de calor devido ao uso de materiais de baixa refletividade, baixa permeabilidade e poluição. E de acordo com estudo publicado no Brazilian Journal of Agriculture, a presença de árvores nas cidades pode ajudar a resolver esses problemas ao purificar o ar, absorver metais pesados e poluição sonora, além de reduzir o risco de inundações.

Benefícios da arborização urbana:

  • Atenuação da poluição acústica;
  • Adição de cores ao cenário urbano;
  • Ocupação maior e mais diversificada de aves.
  • Aumento da umidade relativa do ar, o que ajuda a reduzir o ar seco da cidade;
  • Absorção de parte dos raios solares;
  • Redução da velocidade dos ventos;
  • Regulação térmica das altas temperaturas.

O estudo divulgado no Brazilian Journal of Agriculture alerta, ainda, que árvores requerem manutenção e poda adequada. E é aí que o manejo correto e a utilização de ferramentas apropriadas entram em questão.

Conforme a ambientalista e Presidente da Fundação Gaia, Lara Lutzenberger, a motosserra é uma ferramenta apropriada para esse tipo de trabalho. “Ela é usada no manejo florestal, silvicultura e de pomares, bem como no preparo de peças de madeira para produção de toras, esteios, mobiliário urbano, brinquedos… Também quando há galhos quebrados por tormentas, situação cada vez mais comum, a motosserra é essencial para a rápida liberação dos espaços”, comenta a ambientalista.

Para conhecer mais sobre as ferramentas STIHL, acesse o site ou visite uma revenda autorizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *