Conheça o sistema agroflorestal

Conheça o sistema agroflorestal

Você já ouviu falar de sistema agroflorestal? Também chamado por sua abreviação “SAF”, consiste em uma forma de plantio de espécies agrícolas e florestais em uma mesma área, na qual se resgata a forma antiga de cultivo. O sistema torna possível a produção de grãos, frutos e fibras sem que a natureza seja prejudicada de alguma forma, onde se misturam espécies agrícolas, frutíferas, florestais e gramíneas no mesmo lugar. É um sistema que traz muitos benefícios ecológicos, e tem como objetivo o aproveitamento de recursos naturais, como solo, luz e água.

A realidade é que a agroflorestal não é uma técnica nova: ela é utilizada há séculos por povos indígenas. Nos anos mais recentes, tem sido usada para ajudar os agricultores a incrementar produtividade, rentabilidade e sustentabilidade em suas terras. É importante lembrar que este tipo de plantio não reconstrói a mata original, mas muitas áreas desmatadas têm passado por momentos positivos com este processo de recuperação.

O sistema agroflorestal imita o que a natureza costuma fazer. O solo sempre coberto por vegetação, com muitos tipos de plantas juntas, uma ajudando a outra para não ter problema com as “pragas”, pois é dispensável o uso de venenos. Nos sistemas agroflorestais, podemos encontrar a criação de animais e a própria família de agricultores em uma mesma área.

Este sistema traz diversas vantagens para o meio ambiente:

  • Aumento da biodiversidade;
  • Conservação das nascentes;
  • Diminuição da erosão;
  • Aumento da biomassa;
  • Redução da acidez no solo.

Nos dias atuais, o sistema agroflorestal é uma ótima alternativa para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente. Pronto para testar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *