Conheça a paineira, a árvore com mil e uma utilidades

A árvore conhecida como paineira possui várias espécies, com muitos usos para cada uma delas. A paineira produz a paina, um material muito similar ao algodão e utilizado principalmente na confecção de travesseiros, colchões e edredons, por sua capacidade de criar um isolamento térmico. 

A paina também é usada como filtro natural para a água, como forma de purificação da bebida e retirada de terra ou de insetos. A fibra é eficaz na bioremediação, na contenção de óleos e petroquímicos vazados na natureza, pois sua capacidade de absorção é maior que a de outras fibras vegetais similares.

Além da paina, é possível fazer uso de outras partes da paineira. Sua madeira é aplicada na produção da caixotaria; sua casca possui elementos medicinais que auxiliam no combate de doenças do fígado, reumatismo e pressão alta; as folhas e frutos da paineira são comestíveis e podem ser utilizadas em receitas diversas.

Você já fez uso de uma das diversas partes da paineira? Conte para gente! E não esqueça de compartilhar esse texto com os amigos que também amam a natureza!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *