Confira tudo sobre o paisagismo sustentável

O paisagismo sustentável é a melhor opção para quem pensa no futuro. Mas o que isso significa na prática? Sustentabilidade é ter a capacidade de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as futuras gerações. 
Dentro do paisagismo convencional, é padrão o uso de produtos químicos e a prática da irrigação. Isso muda no paisagismo sustentável: a irrigação, o uso de pesticidas e fertilizantes é reduzido para melhor conservação do solo, prevenindo erosão e a sedimentação.  
O paisagismo sustentável envolve restauração de plantas nativas ou adaptadas, que necessitam menos manutenção assim como o uso reduzido de fertilizantes químicos e pesticidas, em comparação com plantas que não são nativas. Isso por uma questão de adaptação, plantas regionais não precisam de uma “forcinha”. O resultado disso você sente no bolso: o paisagismo sustentável reduz custos de manutenção. 
E o que você pode fazer? Confira opções sobre como pôr a sustentabilidade em prática: 
• Existem empresas que trabalham com a produção de telhados com sistema semihidropônico, que armazenam água da chuva, resultando em economia, redução de calor e de poluição.  
• Na sua casa você pode aproveitar os restos de lixo orgânico, utilizando como adubo para a horta ou no seu canteiro. Assim você evita o acúmulo de lixo.
• Você pode reutilizar objetos já descartados como itens decorativos. Essa medida reduz o desperdício de matéria prima e reduz a poluição. 
Paisagismo sustentável não tem relação apenas com utilização de tecnologia para preservar a natureza. Atitudes simples de pessoas comuns produzem grandes resultados, fazendo dos recursos naturais os maiores aliados buscando equilibrar o meio ambiente a áreas urbanas e espaços de uso comum.
Gostou do texto? Curta nossa página Jardim das Ideias no Facebook e fique por dentro das melhores dicas! Você pode compartilhe com seus amigos. Até o próximo post! 
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *